Sábado, 21 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari registra queda nos casos de dengue em agosto

sex, 9 de setembro de 2022 08:05

Da Redação

Os índices de infestação do município estão baixos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, divulgou que até o dia 29 de agosto foram registrados 85.700 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 60.009 casos foram confirmados para a doença, havendo 47 mortes e 41 óbitos sob investigação até o momento.

Com relação à Chikungunya, foram apontados 7.234 casos prováveis, sendo que 4.567 foram confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por Chikungunya no estado e três seguem sob investigação.

No que se refere ao vírus Zika, foram registrados 78 casos prováveis, sendo 21 confirmados. Também não há óbitos por Zika em Minas Gerais até, o momento.

Em Araguari, de acordo com as informações da Secretaria de Saúde, no mês de junho foram registradas 105 notificações, sendo que 56 eram positivas. No mês de julho foram registrados 48 casos notificados, dentre eles, 16 eram positivos. Em agosto foram 23 notificações e até o momento só uma positiva

Para essa redução permaneça é preciso que os araguarinos continue fazendo a sua parte para prevenir a proliferação do mosquito transmissor, através de medidas simples, como: eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

Segundo, o coordenador do controle de Zoonoses em Araguari, Euzébio Santos, as ações de campo para o combate ao Aedes aegypti continuam acontecendo frequentemente, com o intuito de manter os baixos índices atingidos pelo município. “Temos trabalhado com a conscientização da população para que não tenhamos surpresas negativas no fim do ano, quando começa o período chuvoso”, disse.

Euzébio Santos também informou que se houver aumento de infestação, será realizado um Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIRAa – LIA) em outubro, que será o último deste ano. Com os dados em mãos, a Secretaria de Saúde vai definir se será ou não preciso fazer outras ações, como mutirão.

É importante mencionar que, os principais focos do Aedes aegypti são encontrados nas residências.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: