Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari registra mais 52 casos de dengue nas últimas semanas

sáb, 18 de julho de 2020 01:55

Da Redação

Além dos dados registrados em Minas Gerais relacionados ao novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) também tem dado ênfase ao aumento dos casos confirmados de dengue, chikungunya e Zika. Por meio da divulgação do boletim epidemiológico, a pasta chama a atenção da população para a importância de manter as medidas preventivas.

Mesmo com o índice mais baixo para a época do ano, a orientação é manter os cuidados para prevenir a doença

Mesmo com o índice mais baixo para a época do ano, a orientação é manter os cuidados para prevenir a doença

Em Araguari, segundo verificou a reportagem, há 52 notificações de dengue registradas nas últimas quatro semanas epidemiológicas. No total, as notificações ultrapassam 100 registros desde o início deste ano. Desde a edição do informe, divulgada no dia 20 de junho, a SES-MG deixou de apresentar o número de casos acumulados em 2020, optando por publicar apenas os casos registrados nas últimas quatro semanas.

Na cidade, também foi registrado um caso de febre chikungunya e nenhuma notificação alusiva à zika. A incidência das referidas doenças, segundo o boletim, é considerada baixa em relação ao número de habitantes do município. Mesmo assim, o Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde chama a atenção da população ao que se refere à continuidade dos cuidados necessários, tanto em casa quanto no local de trabalho. Entre as principais recomendações, estão a limpeza de quintais e a retirada do acumulo de água parada.

 “Não podemos parar, temos que avançar, e para isso contamos com todos no combate diário a esse vilão, o Aedes aegypti. Essa luta é de todos nós”, destacou a coordenação do setor. Segundo verificou a reportagem, ainda não há data para a realização do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti) para verificar estes casos. O levantamento foi suspenso devido a orientação do Ministério da Saúde e para evitar novos contágios da covid-19 entre os servidores e a população.

O aumento também tem sido registrado em todo estado. Até o momento, o informativo mostra que Minas Gerais registrou 81.433 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 50.375 casos foram confirmados para a doença em 2020, sendo confirmados nove óbitos nas cidades de Alfenas, Bom Despacho, Carneirinho, Guaxupé, Itinga, Medina, Raposos, Santa Luzia e agora, Campina Verde.

Outros 47 óbitos em investigação, dentre as cidades que tiveram registros está Uberaba, que segue com cinco casos prováveis de morte pela doença. A cidade aparece na terceira posição com 131 casos prováveis nas últimas quatro semanas e a incidência no último mês foi baixa. Na região, também se destaca Uberlândia, com 180 registros – o município teve o maior número de casos prováveis de dengue no período analisado.

A incidência da doença na cidade, nas últimas quatro semanas é baixa. Ituiutaba, por sua vez, permanece como quarta no ranking, com 47 registros prováveis. A incidência da doença é baixa. Em relação à Febre Chikungunya em todo estado, foram contabilizados 2.046 casos prováveis da doença, sendo que destes, 1.060 foram confirmados. Em relação à Zika, em 2020 foram registrados 424 casos prováveis. Destes, 90 foram confirmados para a doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: