Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari registra Índice de Infestação Predial com alto risco, LIRAa acima de 6%

qua, 25 de janeiro de 2023 08:04

Da Redação

Para evitar a reprodução do mosquito da dengue é preciso que a população continue fazendo a sua parte

No período chuvoso aumentam as preocupações com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Minas Gerais, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, até o dia 23 de janeiro foram registrados 6.677 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 1523 casos foram confirmados para a doença. Não há mortes por dengue, até o momento.

 

Com relação à chikungunya, foram apontados 2850 casos prováveis, sendo 120 confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por chikungunya no estado.

No que se refere à zika, foram registrados 3 casos prováveis, sendo que nenhum foi confirmado. Também não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.

Em Araguari, segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, em dezembro de 2022 foram registrados 26 casos de dengue, sendo 3 positivos.

Com relação à chikungunya, a secretaria não notificou nenhum caso.

Para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti é preciso que a população continue fazendo a sua parte, através de ações simples, como: eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

Segundo os dados coletados no dia 13 de janeiro, através do Levantamento Rápido de Índices Para Aedes Aegypti – LIRAa, o município possui Índice de Infestação Predial com alto risco, 6,7%. O coordenador do controle de Zoonoses em Araguari, Euzébio Santos, disse que o trabalho de campo continua sendo feito. Além disso, a Secretaria de Saúde visa promover mutirões de combate à dengue no início de fevereiro, nos locais com maior índice de infestação do mosquito.

De acordo com Euzébio dos Santos, estão sendo tomadas todas as providências para a população passar por esse período chuvosos, época do ano com maior probabilidade de infestação. “Se a comunidade não se atentar para a eliminação dos acumulativos de água no quintal, a situação pode complicar, lembrando que a Secretaria de Saúde continua fazendo o seu trabalho normalmente. Está sendo feito um planejamento de Educação e Saúde em todas as escolas e também nas empresas. Tudo que for possível fazer, vamos fazer para o índice baixar o máximo possível”, esclareceu.

1 Comentário

Deixe seu comentário: