Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari registra 805 casos prováveis dengue, em 2023

qui, 27 de abril de 2023 08:08

Da Redação

 

No dia 24, a Secretaria de Estado de Saúde publicou um Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika. De acordo com as informações, até esse dia foram registrados 235.331 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 102.537 casos foram confirmados para a doença. São 49 óbitos confirmados por dengue no estado e 109 mortes sob investigação.

Com relação à chikungunya, foram apontados 50.590 casos prováveis, sendo 20.938 confirmados. Até o momento, foram confirmados 14 óbitos por chikungunya no estado e 12 estão em investigação.

Para que a bomba costal seja eficiente é necessário que os moradores abram suas residências

 

No que se refere à zika, foram registrados 219 casos prováveis, sendo que 18 foram confirmados. Não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.

Ainda, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, em Araguari, até o dia 24 de abril foram registrados 805 casos prováveis dengue e 75 de chikungunya. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado para essas doenças no município.

Vale destacar que, buscando intensificar as ações contra o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika, a Secretaria Municipal de Saúde de Araguari, através do departamento de Zoonoses trabalha diariamente nos bairros e na região central.

Segundo a secretaria, os endereços dos pacientes que são notificados com alguma dessas doenças são repassados automaticamente ao departamento de Zoonoses, para que uma equipe efetue as ações de bloqueio.

Dentre as medidas indispensáveis para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti, estão: averiguar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; cobrir bem todos os reservatórios de água; usar repelente contra o mosquito; em ambientes internos, ligar o ar condicionado, ou usar telas de proteção em portas e janelas.

Além disso, é necessário que os araguarinos colaborem, abrindo suas residências para os agentes de combate a endemias possam fazer visitas de rotina.

Na execução do conhecido fumacê, um trabalho de bloqueio com a bomba costal, a aplicação do produto acontece em nove quarteirões em torno da casa do paciente notificado.

Os cidadãos que estiverem com suspeita de dengue, chikungunya ou zika podem entrar em contato com o setor de Epidemiologia pelo número de 3690 3120.

É importante mencionar que, além dos trabalhos para evitar a disseminação da dengue, da chikungunya e da zika, a Secretaria de Saúde mantém os cuidados para impedir a proliferação da Covid-19, sendo a vacinação uma das principais medidas de prevenção.

Recentemente, a Prefeitura de Araguari divulgou que o público-alvo para receber a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 foi ampliado. Desde ontem, 26, todas as pessoas acima dos 18 anos de idade podem tomar a vacina, que está disponível em todas as unidades de saúde do município.

A vacina bivalente é recomendada para quem recebeu, pelo menos duas doses da vacina monovalente (Coronavac, Astrazeneca, Janssen ou Pfizer).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: