Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari recebe Selo Prata de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV

ter, 14 de novembro de 2023 08:08

Da Redação

 

O HIV e a sífilis são infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) que podem ser transmitidas verticalmente durante a gestação, na ausência de tratamento oportuno e adequado. A taxa estimada de transmissão vertical do HIV (TV-HIV) pode chegar a 30% quando não é utilizada a terapia antirretroviral (Tarv). Todavia, se adotada a Tarv e demais medidas preventivas, essa taxa se reduz para menos de 2%, principalmente quando não ocorre a amamentação.

Em 2021, o Ministério da Saúde anunciou que as cidades e estados que ainda não alcançaram as metas de eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, mas apresentam indicadores com metas gradativas, iriam receber o Selo de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis. A ideia foi unir esforços para promover o diagnóstico precoce e fortalecer o tratamento de pacientes com a doença.

A ideia do selo é unir esforços para promover o diagnóstico precoce
Divulgação

 

No dia 10, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde publicou que o município conquistou o Selo Prata de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. Além disso, Araguari também conquistou o Selo Bronze de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis Congênita. Segundo a prefeitura, somente 13 municípios brasileiros concorreram às duas titulações e a cerimônia de entrega dos selos acontecerá no dia 8 de dezembro, em Brasília.

Simone Guirelli, coordenadora do CAE, agradeceu toda a equipe da Saúde, que contribui diariamente com esse serviço. “Gostaria de agradecer; em nome de todos os funcionários da Secretaria de Saúde, onde estou lotada há 34 anos, e 28 anos de CAE; em especial, à nossa secretária de Saúde, Soraya por ter confiado no meu trabalho ao longo desses três anos”, ressaltou.

“Nossa alegria é enorme em poder compartilhar mais essa conquista com nossa população. Parabenizo a Simone Guirelli, coordenadora do CAE; a Dra. Alexandra Karina Dias da Silva; a Dra Marislene Pulsena da Cunha Nunes; Agnes Felix; Virgínia de Oliveira Debs e Virgínia Nunes de Urzedo, por toda dedicação em mais esse trabalho pela Saúde de nossa cidade”, destacou Soraya Ribeiro de Moura.

3 Comentários

Deixe seu comentário: