Araguari recebe 16,5 milhões de reais provenientes de royalties da usina de Emborcação
sex, 18 de setembro de 2015 08:35Da Redação
Os valores da ação que tramitava na Justiça há quase 10 anos serão utilizados em saúde, educação e compromissos do governo
A compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos da Usina de Emborcação – royalties, foi liberada pela justiça e depositado na conta do município na tarde da última terça-feira, 15. O recurso no valor de aproximadamente 16,5 milhões de reais é oriundo da ação judicial do município iniciada em meados de 2006, ainda na gestão do então prefeito Marcos Alvim.
Do valor total, houve o desconto dos honorários advocatícios e demais gastos com o processo. Segundo o secretário de Fazenda Érico Chiovatto, o recurso era esperado pela prefeitura há quase 10 anos e serão empenhados 25% em Educação, 15% em Saúde, além do pagamento do 13° salário aos servidores, a execução do viaduto no bairro São Sebastião, bem como, investimentos programados dentro do orçamento do município. “O valor será empenhado no pagamento de dívidas e demais compromissos do governo municipal. Nosso próximo passo é pleitear os juros desta ação que é um direito de Araguari em benefício da população,” afirmou o secretário.
O pagamento dos juros supera a casa dos trinta milhões de reais. Os chamados ‘royalties’ é o percentual pago pelas concessionárias ao poder público referente à quantidade de energia elétrica em kilowatts/hora (KWh) produzida mensalmente. A Usina Hidrelétrica de Emborcação está localizada no rio Paranaíba, entre os municípios de Araguari (MG) e Catalão (GO).
O reservatório tem um volume útil de 13,056 bilhões de metros cúbicos, em uma área inundada que se estende também pelos municípios de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara e Monte Carmelo, no estado de Minas Gerais, e Davinópolis, Ouvidor e Três Ranchos, no estado de Goiás. Assim, o repasse de royalties é proporcional à extensão de áreas submersas pelo lago e a quantidade de energia gerada mensalmente.
Lei dos Royalties
No Brasil, de acordo com a Lei dos Royalties, a distribuição da compensação financeira é feita da seguinte forma: 45% aos Estados, 45% aos municípios e 10% para órgãos federais (Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Do percentual de 45%, destinados a atender aos municípios, 85% do valor repassado é distribuído proporcionalmente aos municípios lindeiros, ou seja, os diretamente atingidos pelo reservatório da usina. Os 15% restantes são distribuídos entre municípios indiretamente atingidos por reservatórios a montante (rio acima) da usina.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
A foto não é da Usina de Emborcação.