Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari figura em 10º lugar no ranking das melhores cidades em desenvolvimento social

qua, 7 de maio de 2014 00:26
O levantamento considerou 293 cidades com mais de 100 mil habitantes. Foto: PMA

O levantamento considerou 293 cidades com mais de
100 mil habitantes. Foto: PMA

DA REDACÃO – Araguari está entre dez cidades brasileiras destaque na categoria desenvolvimento social. A notícia foi vinculada na edição de 30 de abril da Revista Exame, da Editora Brasil. O estudo feito pela consultoria Urban Systems traz como título “As melhores cidades para os negócios” e aponta os 100 municípios mais promissores do país.

O levantamento considerou 293 cidades com mais de 100 mil habitantes. Com nota de 0 a 5, Araguari é a 10ª colocada na lista com nota referente a 3,19 por mil pessoas economicamente ativas. Segundo o prefeito Raul Belém (PP) o município recebe a notícia com satisfação, uma vez que ressalta a situação atual da cidade e seu expressivo crescimento nos últimos anos.

Para ele, o resultado é devido a uma série de ações que a administração municipal vem promovendo em prol da população em todos os setores visando à qualidade de vida; educação e investimento profissionalizante aos jovens que são encaminhados ao mercado de trabalho.

As cidades mineiras de Conselheiro Lafaiete e Ibirité ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Quanto ao município de Rio das Ostras (RJ) ficou em primeiro lugar com 3,64 por mil pessoas economicamente ativas. No estudo, aparecem ainda oito cidades de Minas Gerais entre aquelas com maior potencial para empreendimentos. São elas: Belo Horizonte, Uberlândia, Betim, Itabira, Varginha, Uberaba, Pouso Alegre e Juiz de Fora.

A escolha foi feita a partir da análise de 27 indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o crescimento populacional e de emprego, o Produto Interno Bruto (PIB) dentre outros. A metodologia utilizada considerou alguns requisitos, como sociodemografia; economia; saúde; Educação; Finanças; Transporte e Telecomunicações, conforme a tabela da Urban Systems.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: