Quinta-feira, 18 de Abril de 2024 Fazer o Login

Araguari estreia no Sul-Americano de vôlei contra equipe boliviana

qua, 15 de fevereiro de 2023 08:03

Da Redação

Ontem, 14, a Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina Municipal de Esportes e Paradesporto (FAMEP), realizou uma Coletiva de Imprensa para tratar sobre o Campeonato de Clubes Sul-Americano de Vôlei Masculino, torneio continental organizado pela Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV).

O Campeonato de Clubes Sul-Americano de Vôlei Masculino é a competição mais importante em nível de clubes da América do Sul, onde os dois primeiros colocados estarão classificados para o Mundial, que será realizado na Índia, em dezembro.

De acordo com o prefeito Renato Carvalho (Republicanos), o que está acontecendo mostra, de forma clara, que não se faz nada sozinho. A prefeitura busca incentivar a prática de esportes, mas vários outros fatores contribuíram para que o município chegasse onde está atualmente.

“Para nós da Federação Mineira de Vôlei é muito importante estarmos reunidos com entidades, com parceiros (patrocinadores), que hoje fazem Araguari respirar Voleibol e fazem Araguari estar no cenário nacional. Agora, trazemos a notícia do cenário internacional. A cidade será a sede do Campeonato Sul-Americano de Clubes Masculino, no mês de março, do dia 15 ao dia 19”, disse Tomas Mendes, presidente da Federação Mineira de Vôlei.

Ainda segundo Tomas Mendes, a competição contará com nove equipes, de cinco diferentes países. “Receberemos equipes da Argentina, do Chile, da Bolívia, do Uruguai, e também três equipes brasileiras.”

“O fato de o campeonato ser em Araguari, faz com que o Araguari Vôlei participe da competição. Isso é muito importante, a equipe no segundo ano de projeto ter a oportunidade de mostrar a cidade com a sua estrutura”, completou o presidente da Federação.

Conforme o presidente do Sada Cruzeiro, Flávio Pereira, que também estava presente no encontro em Araguari, esse projeto é sinônimo de uma grande parceria. “Unimos forças, a força do Praia, a força dos patrocinadores locais, a força da federação, a força da prefeitura. Estamos conseguindo coisas inéditas. Para mim, o time é nosso. Têm meninos nossos, que estão aqui sendo lapidados. Amanhã, esses meninos estarão dando frutos para o Brasil, não é para o Sada, nem para o Araguari. Fazendo o nosso esporte cada vez mais vitorioso”, ressaltou Flávio Pereira.

É importante mencionar que, a organização do Campeonato de Clubes Sul-Americano de Vôlei Masculino era um direito do Sada, que custeia 85% do evento, através de patrocinadores, mas foi estabelecido que a competição passasse a ser realizada em Araguari, pois a cidade está se tornando um grande polo para a prática esportiva.

Dentre as equipes que participarão do campeonato, estão: Sada Cruzeiro (Brasil), Policial Voley (Argentina), Bohemios (Uruguai), Araguari (Brasil), Ciudad Voley (Argentina), Club San Martin (Bolívia), Itambé Minas (Brasil), UPCN (Argentina) e Club Murano (Chile).

Na Chave A, estão: Sada Cruzeiro (Brasil), Policial Voley (Argentina) e Bohemios (Uruguai).

Na Chave B: Araguari (Brasil), Ciudad Voley (Argentina) e San Martin (Bolívia).

Na Chave C: Itambé Minas (Brasil), UPCN (Argentina) e Club Murano (Chile).

Para a fase Semifinal, serão classificados o campeão de cada grupo e o melhor segundo colocado por índice técnico.

No dia 15 de março, o Café Vasconcelos/Imepac/Aracoop/Araguari estreia no certame contra o San Martin (Bolívia) e no dia 17 encara o Ciudad Voley (Argentina).

A estreia do Sul-Americano, também no dia 15, é protagonizada pelo Itambé Minas (Brasil) x UPCN (Argentina).

Interrogado pela reportagem do Gazeta do Triângulo, o secretário de Esportes, Wesley Lucas, destacou que provavelmente a equipe araguarina seja a mesma que disputa a Superliga, mas que busca alguns reforços para o torneio internacional.

O empresário Rubens Martins Araújo, um dos principais incentivadores do time araguarino através da parceria com o Café Vasconcelos, comemorou o momento vivido pelo esporte na cidade. “Nós iniciamos na Superliga B, juntamente com a prefeitura, com o Praia e com o Sada Cruzeiro e nos classificamos para a Superliga A. Hoje vemos o ginásio com um grande público. Araguari se sente orgulhosa, é muito bom ter isso aqui. Um torneio desse trará muita bagagem para os nossos atletas, e porque não sonhar com o campeonato mundial”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: