Terça-feira, 23 de Julho de 2024 Fazer o Login

Araguari está entre as cidades que receberá investimento da Duratex

sáb, 29 de março de 2014 00:10

SAMARA ARRUDA – Na próxima semana a empresa Duratex inicia uma série de negociações com prefeitos de cinco cidades da região, a fim de definir a instalação da sede da nova fábrica de painéis industrializados de madeira. A informação é de que a unidade será construída dentro da área da Fazenda Nova Monte Carmelo que pertence à Duratex, e passa por cinco cidades do Triângulo Mineiro. Entre estas está Araguari.

Para analisar a proposta, o prefeito Raul Belém (PP) e o secretário de Planejamento Nilton Eduardo Castilho, estiveram nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, onde em uma reunião intermediada pelo governo do Estado, puderam discutir o assunto com a direção da empresa.

“A Duratex investirá cerca de R$ 1,3 bilhão em um projeto de implantação de uma das maiores fábricas da América Latina. Sabemos que eles possuem florestas para plantio de eucalipto para produção e beneficiamento dos seus produtos assim, um dos requisitos é de que a fábrica seja implantada dentro da área de floresta para garantir matéria-prima e amenizar os custos da madeira,” explicou o secretário Nilton Eduardo.

A unidade contará com duas linhas de produção, que juntas, terão a capacidade de 1,4 milhão de metros cúbicos ao ano. A expectativa da Duratex é de que elas entrem em operação no segundo semestre de 2016. Conforme a Duratex, o investimento é necessário para atender o mercado a partir de 2017. Com o empreendimento serão gerados 450 empregos diretos.

Para a instalação da unidade, o secretário contou que é preciso atender a aspectos básicos como, localização, infraestrutura, água tratada, transportes, saúde e educação.

A equipe técnica da empresa realizou uma análise do cultivo da região e as suas caraterísticas, diante disso eles fizeram a proposta de rateio do ICMS aos municípios, desta maneira, ficou decidido que o percentual será dividido conforme os critérios: cidades sede; população local; volume de madeira fornecido no ano anterior e índice de desenvolvimento do município.

Segundo o secretário assim, todas as cidades serão beneficiadas. “Araguari possui as principais condições para receber este investimento, o que irá expandir a nossa área de cultivo nos próximos anos e dará mais opções para o produtor rural. A proposta é bastante importante para o município e estamos fazendo o possível para trazer mais esta conquista para Araguari e para isso, a articulação do prefeito tem sido fundamental para assegurar este beneficio à cidade,” completou.

Os representantes das cidades estão analisando as propostas e uma nova reunião deverá acontecer na próxima semana, com data e horários a serem marcados e em breve divulgados.

4 Comentários

  1. Gilcimar disse:

    Será mais uma oportunidade perdida??? Onde estão?? Fábrica de cimento, abatedouro de peixes, empresa de logística, condomínio industrial e tantos outras possibilidades que não saem do papel?? Enquanto isso a nossa cidade continua sem investimentos e sem infra-estrutura…

  2. guilherme caetano de sousa disse:

    E agora o viaduto ppde tanta. Mentira e o pior que os idiotas que votaram ma galera ai acredita ainda

  3. FERNBANDO S. A. disse:

    É HORA DE NOSSOS GOVERNANTES MOSTRAREM SE ESTÃO NA POLITICA POR BENEFICIO PROPRIO OU PARA AJUDAR A COMUNIDADE ARAGUARINA DAÍ TIRAREMOS UMA MEDIA DO QUAL SERIO E NOSSO GOVERNO

  4. Ricardo disse:

    Isso vai acabar gerando terras cada vez mais inférteis, e futuro degradação do nosso meio ambiente. Na Bahia – BA não foi diferente. Só se vê isso. Isso não é bom!

Deixe seu comentário: