Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Araguari é representada na 1ª Mostra Saúde com Agente, no Distrito Federal

qui, 14 de dezembro de 2023 08:06

Da Redação

Agentes de Saúde de Araguari
Divulgação

Entre os dias 12 e 13, em Brasília, o Ministério da Saúde (MS) realizou a Cerimônia de Diplomação dos Agentes de Saúde e a 1ª Mostra Saúde com Agente. O evento foi marcado pelo encerramento da primeira fase do programa, desenvolvido pelo MS, por meio da Secretaria

de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estiveram presentes autoridades, representantes sindicais e instituições públicas.

A programação começou com a diplomação simbólica, contando com a presença de aproximadamente 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) vindos de todo território nacional, representando os mais de 170 mil alunos formados nos cursos técnicos ofertados pela iniciativa.

Posteriormente, aconteceu a mostra que apresentou experiências que fortalecem a integração da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, resultantes da colaboração entre ACS e ACE. Uma comissão avaliadora selecionou e premiou dois trabalhos de cada região. O intuito foi dar visibilidade e reconhecimento aos projetos que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, o Saúde com Agente se solidificou como o maior programa de formação técnica em saúde no formato híbrido, disponibilizando 200 mil vagas em mais de 5.300 municípios e obtendo a aprovação de 88% dos estudantes. Para 2024, está prevista a oferta de mais 180 mil vagas, abrangendo um maior número de municípios e o aprimoramento dos cursos, além da participação das Escolas de Saúde do SUS.

Ressalta-se que, Araguari foi representada, através da experiência “Ações Integradas entre ACE’s e ACS’s para o Combate e Prevenção ao Aedes aegypti e Arboviroses”, uma das 200 experiências selecionadas para serem apresentadas em Brasília-DF durante a 1ª Mostra Saúde com Agente.

“Esta experiência é fruto de um trabalho árduo e conjunto entre o departamento de Zoonoses e a Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, propiciando a interação entre os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias, de modo simultâneo, ao prestarem serviços de assistência em saúde de forma integralizada ao cidadão, em suas residências, com um olhar intensificado ao cuidado da saúde com todos os moradores das localidades atendidas”, disse Maria de Fátima Rodrigues Mateucci, coordenadora do Departamento de Zoonoses.

De acordo com a Dra. Marislene Pulsena da Cunha Nunes, coordenadora da Atenção Primária, a gestão municipal está retirando uma política do papel, fazendo virar realidade o que era preconizado pelo Ministério da Saúde, referente às ações de Vigilância em Saúde, que estão sendo realizadas de forma integrada entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Agora, com técnicos qualificados para uma assistência integral e resolutiva, com enfoque na promoção e educação em saúde.

É importante mencionar que, Jana Keila Duarte Vieira, técnica em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias é uma das autoras da experiência em Araguari e foi a representante que apresentou e defendeu a

experiência diante uma comissão de avaliadores/especialistas convidados para avaliação presencial na 1ª Mostra Saúde com Agente. “Estou muito orgulhosa de todo trabalho que nós temos desenvolvido no município de Araguari, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida da população, idealizamos este projeto e com muito empenho estamos executando e buscando aprimorá-lo a cada dia mais”, explicou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: