Araguari deverá encerrar a década com 100 mil veículos em circulação
ter, 6 de setembro de 2016 05:44Da Redação
Até agora, segundo o Denatran, somente 14 municípios mineiros atingiram essa marca
De 2010 para cá, Araguari ganhou mais de 26 mil veículos nas ruas (média superior a cinco mil por ano, considerando os números até 2015). Nesse ritmo, ao final dessa década, o município estará com uma frota de 100 mil veículos ou mais.

Município tem a média superior a cinco mil novos veículos por ano
O Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, em suas estatísticas, aponta Araguari na 17ª colocação em Minas Gerais, atrás apenas das metrópoles, com 76.156 unidades diversas. Quando o quesito é motocicletas, a cidade triangulina sobe para o 15º lugar, ultrapassando Poços de Caldas e Pouso Alegre, duas potências do Sul do Estado.
Ainda de acordo com os dados atualizados até junho desse ano, somente 14 municípios mineiros conseguiram passaram dos 100 mil veículos em circulação. Entraram recentemente nessa lista, Divinópolis, Ribeirão das Neves, Poços de Caldas e Patos de Minas.
Araguari conta atualmente com 36.642 automóveis, 3.500 caminhões, 7.300 caminhonetes, 733 ciclomotores, 18.890 motocicletas, 4.772 motonetas, 408 microônibus, 197 ônibus, entre outras categorias.
Pela ordem, as 20 maiores frotas do Estado são: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros, Betim, Ipatinga, Divinópolis, Governador Valadares, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Poços de Caldas, Patos, Santa Luzia, Pouso Alegre, ARAGUARI, Varginha, Conselheiro Lafaiete e Passos.
TRANSTORNOS
A qualidade do trânsito depende do equilíbrio entre oferta e demanda e o crescimento da frota pode alterar essa relação. Por isso é importante que haja planejamento por parte do poder público a fim de que a população não sofra.
Em Araguari, não houve essa preocupação nas décadas passadas. Por mais que muitos insistam em dizer que se trata de uma cidade pequena, o número de problemas fala ao contrário, como acidentes em todos os setores, falta de estacionamento na região central, ruas estreitas, sinalização deficiente etc.
“O aumento de frota nas ruas torna mais perigoso o trânsito para os motociclistas. Eu, que sempre morei aqui, percebi esse aumento muito grande nos últimos anos”, pontuou um entregador ouvido pela reportagem.
Para outro motorista entrevistado, é natural que ocorra o crescimento do número de veículos, porém, seus condutores precisam estar devidamente habilitados para dirigir os mesmos: “em Araguari, infelizmente, tem muita gente despreparada conduzindo carro, moto e outros. Isso é o principal fator de acidentes e não o aumento da frota”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Radares aplicam mais de 75 mil multas em JF qui, 13 de agosto de 2026
- Nadim Donato leva defesa da concorrência leal a debate nacional qui, 13 de agosto de 2026
- Deputado Raul Belém promoverá audiência pública para debater a internet no campo e os desafios do setor sucroenergético qui, 13 de agosto de 2026
- Prefeitura orienta sobre novo sistema para protocolo de Alvarás de Construção qui, 13 de agosto de 2026
- ALAA celebra 58 anos de história com novos acadêmicos e amplia presença de Araguari na literatura regional qui, 13 de agosto de 2026
- Obras de saneamento levam mais infraestrutura e qualidade de vida aos moradores do bairro Vieno qui, 13 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI- 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- Araguari conquista título estadual no basquete feminino dos JEMG qui, 13 de agosto de 2026
- Renato Bnegas cobra melhorias em estradas rurais e reforça pedido de manutenção na Ponte Preta e Taquaral qui, 13 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...