Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari deverá encerrar a década com 100 mil veículos em circulação

ter, 6 de setembro de 2016 05:44

Da Redação         

Até agora, segundo o Denatran, somente 14 municípios mineiros atingiram essa marca                                           

De 2010 para cá, Araguari ganhou mais de 26 mil veículos nas ruas (média superior a cinco mil por ano, considerando os números até 2015). Nesse ritmo, ao final dessa década, o município estará com uma frota de 100 mil veículos ou mais.

Município tem a média superior a cinco mil novos veículos por ano

Município tem a média superior a cinco mil novos veículos por ano

 

O Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, em suas estatísticas, aponta Araguari na 17ª colocação em Minas Gerais, atrás apenas das metrópoles, com 76.156 unidades diversas. Quando o quesito é motocicletas, a cidade triangulina sobe para o 15º lugar, ultrapassando Poços de Caldas e Pouso Alegre, duas potências do Sul do Estado.

Ainda de acordo com os dados atualizados até junho desse ano, somente 14 municípios mineiros conseguiram passaram dos 100 mil veículos em circulação. Entraram recentemente nessa lista, Divinópolis, Ribeirão das Neves, Poços de Caldas e Patos de Minas.

Araguari conta atualmente com 36.642 automóveis, 3.500 caminhões, 7.300 caminhonetes, 733 ciclomotores, 18.890 motocicletas, 4.772 motonetas, 408 microônibus, 197 ônibus, entre outras categorias.

Pela ordem, as 20 maiores frotas do Estado são: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros, Betim, Ipatinga, Divinópolis, Governador Valadares, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Poços de Caldas, Patos, Santa Luzia, Pouso Alegre, ARAGUARI, Varginha, Conselheiro Lafaiete e Passos.

TRANSTORNOS

A qualidade do trânsito depende do equilíbrio entre oferta e demanda e o crescimento da frota pode alterar essa relação. Por isso é importante que haja planejamento por parte do poder público a fim de que a população não sofra.

Em Araguari, não houve essa preocupação nas décadas passadas. Por mais que muitos insistam em dizer que se trata de uma cidade pequena, o número de problemas fala ao contrário, como acidentes em todos os setores, falta de estacionamento na região central, ruas estreitas, sinalização deficiente etc.

“O aumento de frota nas ruas torna mais perigoso o trânsito para os motociclistas. Eu, que sempre morei aqui, percebi esse aumento muito grande nos últimos anos”, pontuou um entregador ouvido pela reportagem.

Para outro motorista entrevistado, é natural que ocorra o crescimento do número de veículos, porém, seus condutores precisam estar devidamente habilitados para dirigir os mesmos: “em Araguari, infelizmente, tem muita gente despreparada conduzindo carro, moto e outros. Isso é o principal fator de acidentes e não o aumento da frota”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: