Araguari continua sem empresa para fornecer o transporte coletivo
sáb, 25 de fevereiro de 2017 05:47por Mel Soares
Processo licitatório foi suspenso e será retomado depois do Carnaval
A comunidade que depende do transporte coletivo precisará aguardar mais uma semana para voltar a usar o serviço. Com o fim do contrato emergencial entre prefeitura e Directa Transporte Ltda (antiga Sertran) a expectativa da prefeitura era concluir o processo licitatório para contratação de nova empresa ainda nesta sexta-feira, 24, o que não ocorreu.
Conforme informações repassadas pelo setor de licitação da secretaria de Administração, o processo foi suspenso e deve ser retomado na próxima semana após o recesso de Carnaval.

Em reunião, secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana garante remanejamento de motoristas que trabalhavam na Sertran
Representantes do Sindttrans (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberlândia e Região) temem que motoristas e cobradores que trabalhavam para a Sertran não sejam remanejados para a nova empresa.
Com o intuito de tranquilizar a classe, representantes da secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana se reuniram com os funcionários na manhã desta sexta-feira, 24. “Qualquer empresa que ganhar, o prefeito e o secretário de trânsito exigiram que seja reaproveitada a mão de obra dos funcionários da Sertran”, destacou o assessor especial da secretaria, André Luiz Fernandes.
A única problemática se refere a função de cobradores. “Um dos hábitos em grandes cidades é utilizar métodos eletrônicos que não precisem de cobrador. Mas tudo isto será discutido junto com o sindicato”, completou.
O presidente do Sindicato, Célio Moreira, afirmou que são mais de sessenta trabalhadores prejudicados sem contar com a população que precisa do transporte coletivo.
“Fui buscar informação sobre a única empresa habilitada para ser vencedora do processo licitatório e podemos ver que ela não é tradicional e isso nos preocupa.”, destacou.
O sindicalista ressalta que há dez anos, após uma greve de oito dias, a prefeitura começou a viabilizar a compra de 76 mil passes destinados a servidores públicos municipais, equivalente a aproximadamente 207 mil reais por mês. No entanto, a atual gestão realizou a compra de apenas 18 mil passes, cujo valor repassado foi de 48.700 mil reais.
“Sabemos que grande parte destes passes era utilizada de maneira irregular, mas também precisamos levar em conta que trata-se de uma ajuda financeira, e sem ela o sistema não funciona. Que fosse feito um projeto de lei para realizar este repasse de maneira legal. Infelizmente apenas com este repasse de 48 mil reais a expectativa quanto ao transporte coletivo na cidade continua negativa”, argumentou Célio Moreira.
O Sindttrans entrou com ação judicial contra a empresa Directa e a prefeitura com o objetivo de garantir que os trabalhadores tenham seus direitos salvaguardados.
“O ticket alimentação não foi pago, assim como os planos de saúde que estão cortados. Além disso, também há férias vencidas. O empresário perdeu e ele vai querer desembolsar o mínimo possível”, disse.
O Sindicato tentou marcar reunião com o prefeito Marcos Coelho (PMDB), mas conseguiu agendar apenas para a próxima sexta-feira, 3 de março.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
- FAMEP fez grande jogo, mas acabou derrotada pelos profissionais do Meninos do Monte ter, 3 de fevereiro de 2026
- Operação integrada da PMMG prende, em Araguari, quatro suspeitos de homicídio em Monte Carmelo ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
