Sábado, 05 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Araguari continua em primeiro lugar nos casos prováveis de chikungunya

qua, 8 de maio de 2019 05:44

por Laura Alvarenga

Um novo boletim epidemiológico foi divulgado nesta terça-feira, 7, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Publicado periodicamente às terças-feiras, esta é a primeira atualização referente ao mês de maio. Os casos prováveis de dengue, zika e chikungunya continuam aumentando em diversas cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado. De janeiro a maio – até o dia 6 – deste ano foram registrados 209.276 casos – prováveis + confirmados – de dengue em Minas Gerais.

Bairros receberão o serviço de pulverização de acordo com os registros de maior incidência dentro do município

Bairros receberão o serviço de pulverização de acordo com os registros de maior incidência dentro do município

 

Este ano foram confirmadas 25 mortes por dengue nos municípios de Arcos (1), Betim (9), Contagem (2), Frutal (1), Ibirité (1), Paracatu (1), Uberlândia (8) e Unaí (2). Além destes, outros 82 óbitos por dengue estão em investigação, sendo que, os confirmados foram notificados no decorrer dos meses anteriores até os dias atuais, não necessariamente sendo casos recentes.

De acordo com a SES-MG, é esperado um registro maior em meses quentes e chuvosos devido à sazonalidade da doença. Esta previsão deixa o Estado em alerta para as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, momento em que os cidadãos devem redobrar os cuidados com a proliferação de focos do mosquito.

Em Araguari foram registrados 1.989 casos prováveis de dengue, sendo, 1372 os casos confirmados de acordo com a coordenação do setor de Zoonoses do município. Conforme o boletim, a incidência dos casos até o momento é considerada ‘muito alta’. Outras 52 cidades mineiras também registram casos de incidência muito alta. Uberlândia é a cidade com o maior número do Estado, com 14.007 casos prováveis até maio de 2019.

Com base nos três últimos boletins epidemiológicos divulgados, dados referentes ao dia 22 de abril – 1.526 casos – mostram um aumento de 467 casos prováveis de dengue até o dia 29 de abril, em seguida, houve uma queda para 422 casos prováveis até o dia 6 de maio, finalizando em 1.571.

Em relação à chikungunya, o Estado tem 1.587 casos prováveis registrados da doença, com base nos dados colhidos até o dia 6 de maio. Araguari lidera a lista com 113 casos prováveis de incidência baixa até o momento. Em seguida está Uberlândia com 32 registros, Uberaba com 28 e Patos de Minas com 30.

Referente aos casos de zika foram registrados 650 casos prováveis em todo o Estado até a última atualização do boletim epidemiológico. Destes, 201 são de gestantes em 56 cidades de Minas Gerais, entre elas, Uberlândia (16), Uberaba (10) e Araguari (7). Uberaba fica em primeiro lugar nos casos prováveis de zika com 54 registros, na sequência Uberlândia com 22, Prata com 10 e Araguari com 8.

No intuito de disseminar os focos de mosquito da dengue no município, a equipe de Zoonoses elaborou uma ação para atingir o mosquito dentro das residências. Um treinamento aconteceu no dia 16 de abril onde, apenas Araguari e Uberlândia foram contempladas em toda a região e consiste na pulverização intradomiciliar. Normalmente, as ações são feitas através de visitas com o ‘fumacê’, produto aplicado na parte externa – quintais – das residências. Esta nova técnica é realizada no interior das residências, para onde as fêmeas do mosquito vão. A pulverização intradomiciliar visa atingir cerca de 70% das fêmeas do Aedes Aegypti.

De acordo com o coordenador da equipe de Zoonoses, Guilherme Carvalho, “quando as fêmeas do mosquito não conseguem fazer a postura dos ovos, elas seguem para o interior das residências picando as pessoas”. Conforme o coordenador, para que a pulverização ocorra é necessário que todos os moradores se retirem e aguardem no mínimo 30 minutos para retornarem ao local. A ação mata não apenas o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, mas, também, todos os insetos presentes no recinto.

O Amorim foi o primeiro dos cinco bairros do município que receberam o benefício prioritariamente. As equipes começaram as visitas nesta terça-feira, 7, e encerrarão no dia 15 de maio. Em seguida, os demais bairros serão beneficiados com a ação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: