Quinta-feira, 11 de Julho de 2024 Fazer o Login

Araguari conclui processo de automatização do licenciamento e da formalização de empresas

qui, 11 de julho de 2024 09:00

Da Redação

Araguari está entre os municípios que já concluíram totalmente a automatização
Divulgação

Os pequenos negócios geralmente enfrentam maiores desafios devido à excessiva burocracia. Para facilitar a formalização e a obtenção de licenças empresariais, especialmente para atividades de baixo e médio riscos, promovendo a criação de empregos e oportunidades, o Sebrae Minas está colaborando com os municípios para simplificar o processo de abertura de novas empresas.

Como parte do programa Territórios Mais Atrativos, dentro da frente de Liberdade Econômica, o Sebrae Minas está implementando o projeto RedeSim + Livre em parceria com a Jucemg e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. De janeiro a junho deste ano, o Sebrae Minas ofereceu suporte e consultoria especializada a 187 municípios. Dessas localidades, 159 prefeituras já iniciaram o processo de automatização do licenciamento e da formalização de empresas, enquanto 28 já concluíram totalmente a automatização.

Os municípios que concluíram a automatização são Araguari, Bandeira, Cabo Verde, Catuji, Córrego Novo, Couto de Magalhães de Minas, Curvelo, Faria Lemos, Formiga, Franciscópolis, Guanhães, Ipatinga, Itacarambi, Januária, Japonvar, Josenópolis, Lagoa da Prata, Malacacheta, Maria da Fé, Minas Novas, Paracatu, Patos de Minas, Pedra Dourada, Pirapora, Pratápolis, Rio Vermelho, São Joaquim de Bicas e São Tiago.

Rogério Corgosinho, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas, destaca que o objetivo do RedeSim é automatizar as consultas de viabilidade e licenciamento municipal. A iniciativa visa simplificar e aprimorar o ambiente de negócios, além de desburocratizar significativamente o processo de abertura de novas empresas. “Nós apoiamos o poder público municipal por meio de consultorias de implementação para que as prefeituras possam tornar seus processos mais ágeis e automáticos e a cidade mais atrativa para o empreendedorismo”, pontua.

É bom mencionar que, o Sebrae Minas atua em três principais áreas de negócio: Suporte Empresarial,

Desenvolvimento Econômico e Educação Empreendedora. A frente de Desenvolvimento Econômico concentra esforços no apoio aos municípios de Minas Gerais para criar ambientes propícios à atividade empreendedora. O objetivo é fortalecer os pequenos negócios, impulsionar a inovação e promover a geração de emprego e renda em diversos territórios do estado.

O programa Territórios Mais Atrativos visa apoiar gestores públicos e líderes locais em iniciativas que tornem os municípios mais acolhedores e propícios aos negócios, focando na melhoria do ambiente empreendedor. Em 2024, o Sebrae Minas concentrará esforços em quatro temas prioritários para fomentar o dinamismo econômico: Liberdade Econômica, Regularização Fundiária, Inovação na Gestão Pública e Atração de Investimentos.

Para mais informações do Rede Sim em Araguari, basta entrar em conato pelo número de telefone: (34) 3690-3226, ou se dirigir até a av. Tiradentes, 35, Centro, Araguari (MG), CEP: 38440-238.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: