Araguari avança na promoção da igualdade racial
sex, 21 de novembro de 2014 00:47DA REDAÇÃO – Uma data para ser eternizada na história do cenário local. No momento em que milhares de brasileiros se uniram pelo Dia Nacional da Consciência Negra, Araguari avançou na busca pela igualdade de direitos e na luta contra o preconceito. Destaque para um anseio recorrente da comunidade negra.
Na manhã desta quinta-feira, 20, foram empossados os integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento contou com diversos membros do Executivo e da Cufa (Central Única das Favelas) em Araguari.
Em entrevista à imprensa, o coordenador geral da Cufa, Agnaldo da Silva “Zulu”, falou acerca da conquista. Além disso, lembrou dos próximos passos a serem concretizados para que, enfim, a comunidade siga em igualdade de direitos.
“É uma demanda nossa de política pública que vem de mais de 15 anos, e somente agora com a sensibilização da prefeitura e da Câmara Municipal conseguimos concretizar. A posse desse Conselho era um desejo antigo e esperamos que muito seja melhorado. A ideia não é pontuar a raça, e sim ações que atendam a população, que inclui a comunidade negra. O mais importante é termos a isonomia de direitos”, destacou Zulu.
O evento, promovido no Palácio dos Ferroviários, ainda contou com o “Prêmio Destaque Negro”, que homenageou aqueles que mais desenvolvem ações e impulsionam a luta pela inclusão social e a igualdade no município. A honraria também foi enaltecida por Zulu.
“O prêmio homenageia pessoas ou instituições que fazem um trabalho voltado para a cultura ou para a própria comunidade negra. São ações muito importantes que levantam ainda mais essa questão. Temos que considerar que pela falta de um fundo ou órgão para coordenar o setor, Araguari perde em média R$ 400 mil por ano de verbas carimbadas que poderiam ser aplicadas dentro da comunidade negra.”
Ainda nesta quinta-feira, eventos como o batizado e troca da graduação dos alunos de capoeira da Cufa, e o “Desfile de Beleza Negra”, impulsionaram as ações em alusão à data comemorativa. Conforme apurou a reportagem, outro anseio muito difundido é o mapeamento da comunidade em Araguari, levando melhorias para a saúde e inclusão social.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Empreendedorismo e liderança impulsionam nova agenda para mulheres do Vale do Jequitinhonha dom, 16 de agosto de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 15 DE AGOSTO sáb, 15 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari Vôlei EVA Sub-16 Feminino realiza jogo preparatório antes do CBI sáb, 15 de agosto de 2026
- Campeonato Amador 2026 terá novo formato e começa em setembro sáb, 15 de agosto de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara prepara construção de nova praça de 2.800 m² no bairro Jardim Europa sáb, 15 de agosto de 2026
- DRAKES/LDT ENGENHARIA MONTA SUPERELENCO PARA A PRIMEIRA COPA 89 MARAVILHA FM – LIGA TRIÂNGULO sáb, 15 de agosto de 2026
- América muda o comando, reforça o elenco e mira o título do Amador sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari promove aulão de dança como parte das comemorações pelo aniversário do município sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari nomeia novos membros do Conselho de Alimentação Escolar sáb, 15 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...