Domingo, 16 de Junho de 2024 Fazer o Login

Araguari aponta redução significativa dos casos de dengue

ter, 11 de junho de 2024 10:00

Da Redação

A boa notícia se deve à colaboração da comunidade e às ações conjuntas no combate à dengue
Divulgação

No dia 3, a Secretaria de Estado de Saúde publicou um Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika. De acordo com as informações, até esse dia foram registrados 1.528.676 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 795.820 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 590 óbitos confirmados por dengue no estado e 810 estão sendo investigados.

Com relação à chikungunya, foram apontados 125.725 casos prováveis, sendo 92.840 confirmados. Até o momento, 67 óbitos foram confirmados por chikungunya no estado e 33 estão em investigação.

No que se refere à zika, foram registrados 267 casos prováveis e 25 foram confirmados. Não há óbitos confirmados ou investigação por zika em Minas Gerais.

Ainda, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, em Araguari, até o dia 3, foram registrados 11.138 casos prováveis dengue e 2416 de chikungunya. Até o momento, foram confirmados cinco óbitos por dengue no município.

Na última sexta-feira, 7, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde divulgou que os casos de dengue tiveram uma redução significativa no município. A boa notícia se deve à colaboração da comunidade e às ações conjuntas no combate à dengue.

Segundo a Secretaria de Saúde, o LIRAa – Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, realizado em maio, apontou que o município possui Índice de Infestação Predial com médio risco, 1,3%. O LIRAa realizado em janeiro fechou com índice de 7%, risco alto de epidemia “De um cenário de grande risco, passamos para um nível médio”, disse a secretaria.

Para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti é necessário realizar algumas ações, dentre elas estão: verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; cobrir bem todos os reservatórios de água; usar

repelente contra o mosquito; em ambientes internos, ligar o ar condicionado, ou usar telas de proteção em portas e janelas.

Ainda, de acordo com a Secretaria de Saúde, para continuar esse processo de melhoria e garantir a saúde de todos, o Ponto de Hidratação, localizado na lateral da UPA 24h, irá atender de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: