Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Araguari amplia segurança com câmeras inteligentes

qui, 22 de janeiro de 2026 10:26

Da Redação

Foto 1: Câmeras do tipo speed dome serão instaladas em vias de grande circulação para reforçar a fiscalização e a segurança no município.

Os sistemas de videomonitoramento nas vias públicas são ferramentas essenciais para ampliar a segurança e a organização do trânsito nos municípios. Além de contribuir para a prevenção de acidentes, permitem a fiscalização de infrações e incentivam o cumprimento das normas de trânsito. A tecnologia também fortalece a segurança pública ao auxiliar na identificação de veículos roubados ou furtados e ao apoiar o trabalho das forças policiais, tornando as ações preventivas e investigativas mais ágeis. Outro reflexo positivo é o aumento da sensação de segurança para motoristas e pedestres, impactando diretamente a qualidade de vida da população.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, anunciou a instalação de cinco câmeras do tipo speed dome no município. A previsão é de que a instalação seja concluída ainda neste mês.

As câmeras speed dome contam com tecnologia avançada, incluindo zoom óptico, movimentação em 360 graus e controle remoto por meio de uma central de videomonitoramento. Os equipamentos são indicados para vias públicas e áreas de grande circulação, onde a identificação de detalhes é fundamental para a detecção de situações de risco.

“Vamos instalar cinco pontos no município com câmeras do tipo speed dome. Elas são capazes de detectar, por meio de inteligência artificial, motoristas utilizando indevidamente o telefone celular, sem o uso do cinto de segurança e crianças sendo transportadas sem cadeirinha. Além disso, o sistema irá colaborar com a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil, auxiliando na identificação de placas de veículos roubados ou furtados, bem como de possíveis fugitivos”, afirmou o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Joaquim Fernandes.

Ainda de acordo com o secretário, o primeiro mês de funcionamento do sistema será destinado a testes. Após esse período, as infrações passarão a ser efetivamente aplicadas.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: