Araguari abre Supercopa Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas
qua, 27 de maio de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Autoridades municipais e representantes do esporte durante a abertura da Supercopa Feminina 2026 em Araguari.
Aconteceu nesta terça-feira (26) a abertura da Supercopa Feminina 2026 de Basquete em Cadeira de Rodas, no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros, em Araguari, celebrando a força, a inclusão e a excelência do esporte paralímpico feminino nacional.
O evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e das Loterias Caixa, além do apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Prefeitura de Araguari, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Paradesporto (FAMEP).
Estiveram presentes o vice-prefeito Wesley Lucas; o presidente da Câmara Municipal, vereador Giulliano Tiba; Isabel Pires; assessora do vereador Carlos Cascão; o presidente da FAMEP, André Corcino; Mário José da Silva Belo, presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC); Rômulo Monteiro Fernandes, coordenador do Paradesporto da FAMEP; João Vitor Figueiredo, representando o deputado federal Zé Vitor; o Prof. Dr. Cleudmar Amaral de Araújo, coordenador do Centro Brasileiro de Referência em Inovação Tecnológica Assistiva – Cintesp.Br/UFU; e Cleuma Gonzales, presidente do Conselho Deliberativo e representante dos atletas na CBBC.
Durante a cerimônia, também foi realizada a assinatura do Termo de Intenção de Cooperação Técnica entre as instituições. O documento formaliza o interesse mútuo em desenvolver futuras ações conjuntas de grande impacto, como projetos de tecnologias assistivas, avaliações biomecânicas dos atletas e até a possibilidade de Araguari receber períodos de treinamento da Seleção Brasileira.
Em sua fala, o vice-prefeito Wesley Lucas destacou a importância de Araguari sediar uma competição de nível nacional e reforçou o compromisso da administração municipal com o esporte e a inclusão. “É uma grande honra para Araguari receber atletas que são referência no esporte paralímpico brasileiro. Este evento representa superação, dedicação e inclusão, valores que precisamos incentivar cada vez mais em nossa cidade”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Giulliano Tiba, ressaltou o incentivo ao esporte paralímpico e a valorização dos atletas. “A Supercopa fortalece não apenas o esporte, mas também a conscientização sobre inclusão e acessibilidade. Araguari se orgulha em receber um evento dessa grandeza”, destacou.
Já o presidente da CBBC, Mário José da Silva Belo, agradeceu o acolhimento da cidade e destacou o alto nível técnico da competição. “Temos aqui algumas das principais equipes do país, atletas de altíssimo rendimento e uma estrutura preparada para receber o melhor do basquete em cadeira de rodas feminino brasileiro”, afirmou.
O coordenador do Paradesporto da FAMEP, Rômulo Monteiro Fernandes, também ressaltou a importância da competição para o município, destacando o crescimento do paradesporto e o incentivo à inclusão. “Receber uma competição desse porte em Araguari demonstra o quanto o paradesporto do município vem crescendo e sendo valorizado. É uma oportunidade importante para incentivar novos atletas, fortalecer a inclusão e aproximar a população do esporte paralímpico de alto rendimento”, destacou.
O prefeito Renato Carvalho destacou a importância da competição para Araguari e para o fortalecimento do esporte paralímpico. “O esporte transforma vidas, promove inclusão e inspira toda a sociedade. Para Araguari, é motivo de muito orgulho receber uma competição nacional tão importante, reunindo grandes atletas e fortalecendo o esporte paralímpico feminino. Nosso compromisso é continuar apoiando iniciativas que valorizem a inclusão, a acessibilidade e o desenvolvimento do esporte em nossa cidade”, destacou.
Para Araguari, o momento representa um marco de grande prestígio esportivo, com a presença das quatro principais equipes do país na disputa do título da Supercopa Feminina 2026.
Participam da competição as equipes APP/UNIPAM/DB (Patos de Minas/MG), All Star Rodas Pará/Banco da Amazônia (Belém/PA), ADESUL (Fortaleza/CE) e IREFES/SESPORT (Vitória/ES).
Os jogos seguem até o dia 30 de maio, no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros, com entrada gratuita para toda a população.

Foto 2: Atletas e equipes participantes disputam a competição no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros.
Leonardo Lemos/CBBC
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Alex Peixoto apresenta requerimentos para reforçar segurança no trânsito e criar novo atrativo turístico em Araguari qua, 27 de maio de 2026
- Araguari abre Supercopa Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas qua, 27 de maio de 2026
- Fiscalizações na BR-050 certificam o bom trabalho da Polícia Rodoviária Federal na região qua, 27 de maio de 2026
- LEI DE LEVI SIQUEIRA INSTITUI POLÍTICA MUNICIPAL DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM ANOMALIAS FACIAIS CONGÊNITAS EM ARAGUARI qua, 27 de maio de 2026
- Troféu Dr. Darli Amaral eterniza legado de um dos maiores nomes da imprensa araguarina qua, 27 de maio de 2026
- Câmara Municipal realiza sessão ordinária com votação de projetos e apresentação de requerimentos qua, 27 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 27 DE MAIO qua, 27 de maio de 2026
- 2º Batalhão Ferroviário conhece seu futuro comandante qua, 27 de maio de 2026
- Prefeitura de Indianópolis e Polícia Civil promovem palestra sobre Crimes Cibernéticos para alunos da Rede Municipal qua, 27 de maio de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados realiza primeira grande campanha de castração e microchipagem na zona rural qua, 27 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...