APÓS SUCESSO DO ANO PASSADO, CUFA ARAGUARI INICIA A TAÇA DAS FAVELAS 2026
ter, 1 de setembro de 2026 08:00Da Redação

FOTO TAÇA DAS FAVELAS: Em 2025, a Taça das Favelas foi um sucesso.
A TAÇA DAS FAVELAS é uma competição atípica das outras taças realizadas no restante do país, considerando que a mesma é intermunicipal. O projeto será realizado com peneiras em 32 cidades do interior do estado, tendo como bases 4 sedes regionais: Araguari (sede geral da competição e sede Regional do Triângulo Mineiro), São João Del Rey(Regional das Vertentes), Montes Claros(Regional Norte de Minas) e Patos de Minas(Regional Alto Paranaíba).
As CUFAs locais com seus líderes comunitários e os gestores de esporte de cada cidade realizarão as peneiras ou fase municipal; dessas, cada cidade escolhe suas seleções que irão disputar as fases regionais nas cidades sedes citadas. Esta competição tem por finalidade promover a integração entre as equipes, as comunidades em cada uma das cidades selecionadas e os colaboradores. Ela seguirá os modelos convencionais das outras Taças realizadas pela instituição em todo o país. O projeto em si, conta com abordagem desportiva com respeito às regras do futebol e cumprindo etapas e metodologia próprias, explicou Zulu, Diretor Executivo da Taça das Favelas e Vice Presidenrte Estadual da CUFA Minas Gerais.
A Taça das Favelas teve sua primeira edição em 2022, a segunda em 2024, a terceira em 2025 e esse ano completa a quarta edição da competição. O Projeto Esportivo TAÇA DAS FAVELAS 2026 é viabilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, possibilitando que empresas utilizem o saldo do “ICMS Corrente” para realização de atividades esportivas de forma gratuita para a população, com patrocínio da marca Guaraná Antártica e parceria da TV Integração, da Prefeitura Municipal de Araguari através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC e da Fundação Municipal de esportes e Paradesportos – FAMEP; além do reforço de emenda parlamentar do mandato da Deputada Estadual Andreia de Jesus e do mandato do Deputado Federal Padre João.
Para esse ano se increveram comunidades das seguintes cidades da região do Triângulo Mineiro: Uberlândia, Araguari, Ituiutaba, Uberaba, Patrocínio, Estrela do Sul, Conquista, Delta, São Sebastião do Paraiso, Vazante, Nova Ponte e Monte Carmelo. Na Regional do Alto Paranaíba, Patos de Minas será a sede, e contará ainda com Presidente Olegário, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa; na Região Norte de Minas serão: Montes Claros (sede), Capitão Enêas, Brasília de Minas e Francisco Sá; e na regional das Vertentes, com sede em São João Del Rey, as cidades de Nazareno, Snta Cruz de Minas e São Tiago.
Em Araguari, a fase municipal da competição sera disputada pelos times do Complexo Ouro Verde, Complexo Goiás, Assentamento São Sebastião e Assentamento Sewa; os jogos acontecerão no campo do Espaço CUFA, dia 30 de agosto (domingo), a partir das 8 horas da manhã com entrada franca.
“A fase municipal é uma peneira para a fase regional. No ano passado, logramos éxito e ganhamos a fase municipal, tendo a honra de representar Araguari na fase regional da competição. Em 2026, queremos fazer um melhor trabalho que o ano passado, principalmente no físico e psicológico dos atletas para novamente ganhar a competição. Para mim, é a melhor competição que temos para o juvenil, considerando que ganhamos bola, uniforme dos atletas, lanche e não pagamos nada para participar, nem taxa de arbitragem, nem taxa de campo, nem taxa de inscrição; tudo pago pelos patrocinadores” ressaltou Indio Cláudio, treinador do Complexo Ouro Verde.
No último domingo, no campo do Espaço CUFA, houve um amistoso, com a vitória do Assentamento Sewa por 2 a 0 contra o Assentamento São Sebastião. Na ocasião, os atletas puderam sentir o espaço físico de campo inteiro, aprender sobre e com os adversários, além de criar um clima de competição.

FOTO ENTREGA BOLAS: Entrega de bolas para as equipes durante amistoso.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 23 DE OUTUBRO sex, 23 de outubro de 2026
- Prefeitura de Araguari avança na regularização fundiária e entrega 14 títulos de imóveis nos bairros Brasília e Parque dos Verdes sex, 23 de outubro de 2026
- Homem de 30 anos morre após confrontar a Polícia Militar durante abordagem sex, 23 de outubro de 2026
- Retirada de urnas para votação começa hoje com preparação positiva do Cartório Eleitoral sex, 23 de outubro de 2026
- 53º BPM inicia operação especial de segurança para o segundo turno das eleições 2026 em Araguari e Indianópolis sex, 23 de outubro de 2026
- 155 eletropostos serão instalados em Minas sex, 23 de outubro de 2026
- AMM celebra 74 anos e lança plataforma com inteligência artificial para modernizar compras e licitações municipais sex, 23 de outubro de 2026
- El Niño pode agravar seca no Norte de Minas qui, 22 de outubro de 2026
- Temporada de pesca se aproxima do fim com início da Piracema em novembro qui, 22 de outubro de 2026
- Monte Carmelo amplia acesso à saúde com mutirão de cirurgias oftalmológicas qui, 22 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...
