Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Após convocação, mesários devem receber material contendo orientações e procedimentos

ter, 5 de agosto de 2014 06:49

SAMARA ARRUDA – O Tribunal Regional Eleitoral (TER) começa, nesta semana, os treinamentos dos mesários que irão atuar no pleito eleitoral deste ano. Pelo menos 190 mil eleitores devem ser treinados para a administração das mesas receptoras em Minas Gerais, no dia 5 de outubro.

Em Araguari, em torno de mil mesários serão convocados. A entrega dos materiais explicativos fica a cargo da 16ª Zona Eleitoral. Para isso, é preciso a atenção do mesário, uma vez que este ano, o treinamento seguirá moldes diferentes.

Segundo informou o chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti, a partir desta semana, o cidadão irá receber a carta com a convocação; mediante a isso, deverá comparecer ao Cartório, a fim de obter o material e o vídeo produzido pelo TSE.

“Em posse do material, o mesário deverá estudar e tirar suas dúvidas sobre os procedimentos. Acredito que esta forma será mais produtiva, uma vez que no treinamento conjunto os voluntários nem sempre conseguiam compreender e sanar suas dúvidas,” explicou.

Ainda segundo contou, a maioria dos convocados possui experiência e conhecimento sobre o treinamento prático nas urnas eletrônicas. O programa Mesário Voluntário foi instituído em Minas em 2004, visando incentivar o voluntariado à prestação de serviços eleitorais.

Os eleitores interessados na função de mesário nos dias da eleição, ainda podem se cadastrar. A inscrição será feita até a semana que antecede as eleições. Para isso, basta que os eleitores compareçam à sede da 16ª Zona Eleitoral de Araguari situada à rua Quinca Mariano, 337, Centro.

“O cadastro dos voluntários estará arquivado na Justiça Eleitoral para atender às necessidades do Cartório Eleitoral durante o pleito. Um dos benefícios assegurados à função é o critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital,” completou.

Vale ressaltar que o voluntário tem direito à folga do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e também nos treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função (Lei 9.504/97, art. 98). Além disso, os mesários recebem auxílio-alimentação, no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições.

O 1º turno das eleições irá ocorrer no dia 5 de outubro e o 2º turno no dia 26 de outubro de 2014. O pleito vai eleger o presidente e vice-presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores, deputados estaduais; deputados federais, o governador e vice-governador do Distrito Federal.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: