Terça-feira, 28 de Novembro de 2023 Fazer o Login

ANVISA constata fabricação e comercialização irregular de tintas para tatuagem

qua, 15 de janeiro de 2014 00:00

As vendas foram suspensas e os produtos apreendidos

SAMARA ARRUDA – A comercialização e o uso de tintas para tatuagem da marca Supreme, foi proíbida. Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o produto fabricado pela empresa Tseva é considerado clandestino, uma vez que não possui registro.

Como alerta, a Agência publicou uma resolução no Diário Oficial da União afirmando que a tinta não passou por nenhum tipo de análise e assim, não há como garantir se é benéfica à saúde. Segundo constatou um laudo divulgado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) os pigmentos do produto foram analisados, sendo encontradas substâncias nocivas à saúde como titânio, chumbo e outros metais. “Os metais pesados aplicados sob a derme têm facilidade para penetrar nas células, o que pode acelerar o desenvolvimento de câncer, distúrbios celebrais e demais doenças graves,” comentou o farmacêutico Gustavo Miranda.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária em Araguari, Eloína Fátima Silva Amaral, caso seja identificada a existência de tintas irregulares no mercado, o cidadão deve comunicar a Vigilância através do telefone 3690-3140. “Para ampliar o conhecimento no assunto, em breve a nossa equipe participará de um aperfeiçoamento na Regional de Saúde em Uberlândia, a fim de saber como lidar com mais este problema que merece atenção da população. Enquanto isso o cidadão que verificar alguma situação irregular deve entrar em contato conosco, para que possamos ir imediatamente ao local,” ponderou a diretora.

A orientação da Vigilância Sanitária é que as pessoas fiquem atentas às informações referentes ao nome do produto antes de fazer alguma tatuagem. É importante verificar se a embalagem possui o registro na ANVISA, além de identificação do fabricante. Os estúdios de tatuagem precisam seguir as recomendações, como licença sanitária para seu funcionamento.

A resolução da ANVISA determina ainda a apreensão e a inutilização dos produtos em todo o território nacional. Outras informações podem ser obtidas na Agência através do telefone 0800 642 9782, declarando o nome do produto e do fabricante e os dados sobre o local de fabricação ou comercialização do produto clandestino.

Fique atento

No Brasil as três marcas de tinta de tatuagem autorizadas pela ANVISA são:

  • Tinta para tatuagem Starbrite Colors – Amazon Indústria, Comércio, Exportação e Importação de Produtos Especializados.
  • Tinta para tatuagem Electric Ink – Electric Ink Indústria Comércio, Importação e Exportação LTDA.
  • Tinta para tatuagem Master’s Ink – Brasil Art & Cores Indústria, Comércio, Importação e Exportação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: