Antigo Cadeião de Araguari permanece em condições precárias
sáb, 9 de agosto de 2014 00:40DA REDAÇÃO – Que o delegado regional César Augusto Monteiro Alves Júnior realiza um ótimo trabalho não há a menor dúvida, mas ele continua com um problemão a ser resolvido: o prédio onde funciona aos trancos e barrancos a Delegacia de Polícia de Comarca, no antigo Cadeião de Araguari, na avenida Mato Grosso, bairro Paraíso.
O local há anos se encontra em estado precário e sempre foi motivo de polêmicas e reclamações. Ainda assim, duas celas são utilizadas para pessoas detidas até a decisão dos delegados sobre o flagrante e algumas salas abrigam o trabalho dos policiais e o atendimento ao público, mesmo em condições bastante deficitárias.
Pelo menos seis celas de quase 15 metros quadrados servem como depósito de materiais apreendidos, arquivos mortos entre outros objetos. O pátio – que antes recebia os presos para o banho de sol – durante anos abrigou centenas de bicicletas apreendidas. Hoje o mato toma conta do lugar. As partes elétrica e hidráulica do prédio também se encontram em estado precário.
A Gazeta do Triângulo apurou que, desde a sua chegada à comarca, o titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil trabalha no sentido de dar um fim ao problema, revitalizando por completo o estabelecimento, até mesmo com a construção de gabinetes para os delegados, no entanto, esbarra na falta de recursos financeiros.
César Augusto prometeu não desistir do desafio, uma vez que o seu relacionamento com a chefia da Polícia Civil em Minas Gerais é o melhor possível. Prova disso são os muitos benefícios conquistados pela comarca em sua gestão.
DEMOLIÇÃO
Entrevistado pela reportagem há seis anos, João Batista Borges, então titular da 51ª Delegacia Regional de Polícia Civil, assegurou que o Cadeião seria demolido, até pela ausência de policiais suficientes para tomar conta de presos naquele local.
“É um espaço que devemos aproveitar, possivelmente com a criação de um centro educativo ou algo semelhante. Esperamos a colaboração da comunidade araguarina nessa empreitada”, comentou o delegado regional, à época.
POLÊMICAS
A Cadeia Pública funcionou a todo vapor até 2004, quando o Presídio de Araguari foi inaugurado, no Parque dos Verdes.
O Cadeião, porém, viveu momentos delicados, sendo palco de rebeliões, espancamentos, fugas e superlotação. Em 2007, um homem morreu em consequencia de agressões cometidas covardemente por agentes prisionais.
Em certa ocasião, o juiz criminal Rogério Fernal partiu para uma medida drástica, determinando a retirada dos presos do estabelecimento até que as autoridades atentassem para o grave problema. Eles foram abrigados no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros, em plena avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo.
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Prefeitura conclui atendimento de endoscopias e reforça necessidade de atualização cadastral qui, 5 de setembro de 2024
- Prefeitura e Batalhão Ferroviário realizam desfile cívico-militar em comemoração ao feriado da Independência qui, 5 de setembro de 2024
- Eleitores com transferência temporária podem verificar local de votação no e-Título qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Essa é a segurança pública do nosso país, abandono total, só investe em viatura e olha lá!
É verdade Claudio, o que vemos aqui em Araguari é um desfile de carros nas mãos dos policiais, quanto ao que realmente importa, a segurança da população estamos totalmente insatisfeiros. Uma cidade como Araguari, caracterizada como pequeno porte no que diz respeito ao pequeno numero de bairros, ou seja não estamos falando de uma cidade enorme como Uberlandia, o descaso é claro, aqui quando se passa por bairros como Santa Helena, Amorim, Novo Horizonte, parece que estamos em outro lugar, dependentes e usuários de drogas se “alimentando” do vicio em plena luz do dia, e a policia não faz o que deveria fazer.Tem uma rua aqui Euripedes Barsanufo, que é declarado ponto de venda e consumo e ninguém faz nada.Lamentável o que Araguari está se tornando pela falta de administração e segurança.
That fantabulous post this has been. Within no way seen this kind associated with useful post. I’m grateful to you and anticipate much more associated with posts such as. Thank you very much.
http://bit.ly/1SKIL2V