AMVAP inspira debate na Assembleia de Minas sobre limite de gastos públicos com shows
sex, 15 de maio de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Debate na Assembleia Legislativa de Minas discutiu limites para gastos públicos com shows artísticos.
Uma iniciativa liderada pelo prefeito de Araguari e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), Renato Carvalho, ganhou repercussão estadual e passou a inspirar debates na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre o uso responsável de recursos públicos destinados à contratação de shows artísticos.
No dia 13 de abril de 2026, os prefeitos dos municípios associados à AMVAP oficializaram um pacto regional que estabelece o teto de R$ 400 mil para cachês de shows contratados com recursos públicos nas cidades integrantes da associação. A medida tem como objetivo promover maior equilíbrio financeiro, responsabilidade na gestão pública e garantir que investimentos essenciais em áreas como saúde, educação, infraestrutura e assistência social continuem sendo prioridade.
O documento foi assinado durante reunião entre os gestores municipais da associação e passou a representar um compromisso conjunto entre os municípios da região, fortalecendo a transparência e o controle dos gastos públicos relacionados à realização de eventos.
A repercussão da iniciativa ultrapassou os limites do Triângulo Mineiro e chegou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde o tema foi debatido no último dia 13 de maio, durante encontro que reuniu parlamentares, produtores de eventos e representantes de prefeituras mineiras. A discussão teve como foco a criação de um projeto de lei estadual voltado à regulamentação e limitação de gastos públicos com cachês artísticos em Minas Gerais.
A proposta debatida na Assembleia segue a mesma linha defendida pela AMVAP, reforçando a importância de estabelecer critérios de responsabilidade fiscal para a contratação de atrações artísticas custeadas com dinheiro público.
Para o presidente da AMVAP e prefeito de Araguari, Renato Carvalho, a discussão demonstra que os municípios podem contribuir diretamente para debates relevantes em nível estadual.
“A iniciativa da AMVAP nasceu do diálogo entre os prefeitos e da necessidade de garantir equilíbrio nas contas públicas, sem deixar de valorizar os eventos culturais. Ver essa pauta chegando à Assembleia Legislativa mostra que os municípios têm força para contribuir com políticas públicas responsáveis e conscientes”, destacou.
A medida também reforça o protagonismo da AMVAP na construção de ações regionais voltadas à boa gestão pública, ao planejamento financeiro e à união entre os municípios do Vale do Paranaíba.

Foto 2: Iniciativa liderada pela AMVAP ganhou repercussão estadual e inspira proposta de regulamentação.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Apagão de caminhoneiros em Minas seg, 27 de julho de 2026
- Podcast "Café, Queijo e Prosa com o Presidente" recebe Marília Campos e Domingos Sávio em edições especiais sáb, 25 de julho de 2026
- Projeto de hidrogênio em Uberaba incentivado sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura de Indianópolis e Sebrae busca fortalecer empresas locais com inovação e gestão sáb, 25 de julho de 2026
- Conselho de Fomento impulsiona novos investimentos e geração de empregos em Araguari sáb, 25 de julho de 2026
- Inscrições para o 57º Concurso Nacional de Contos e Poesias “Abdala Mameri” seguem abertas até 31 de julho sáb, 25 de julho de 2026
- Rei do Ovo/Botinas Zeus/RLB Evolution e Drogaria Resende/Cred Simples avançam e vão decidir o título do Trintão sáb, 25 de julho de 2026
- Parceria entre Prefeitura e Ilumina Araguari transforma sistema de iluminação pública do município sáb, 25 de julho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 25 DE JULHO sáb, 25 de julho de 2026
- Corrida de Revezamento para Romaria movimenta rodovias da região sáb, 25 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...