Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Alunos visitam área de recuperação de animais silvestres em comemoração à Semana Florestal

sex, 22 de setembro de 2017 05:13

por Mel Soares

Estudantes do Centro Educacional Ondina Moutinho Vieira tiveram aulas práticas de preservação ambiental. As atividades foram realizadas nessa quinta-feira, 21, em fazenda da região do Piçarrão especializada em oferecer os cuidados necessários para que animais silvestres retornem ao seu habitat natural.

Na data de comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, os estudantes foram esclarecidos pelo 4° Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário sobre a importância da formação vegetal nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes.

Crianças conheceram o projeto de Área de Soltura de Animais Silvestres coordenado por Bruno Brandão Neto

Crianças conheceram o projeto de Área de Soltura de Animais Silvestres coordenado por Bruno Brandão Neto

 

“Temos a oportunidade de observar uma mata ciliar, aquela que protege a água. O nome ciliar vem de cílios que protegem os nossos olhos”, contextualizou o sargento Márcio à turma.

Para o comandante do Pelotão, tenente Ivanir Clementino de Brito, o sentimento dos militares é de gratidão ao participar de atividades voltadas a conscientização ambiental. “Hoje vivemos uma vida completamente urbana e trazer as crianças para o campo é uma forma de presenciarem a beleza e perceberem o quanto suas atitudes podem fazer a diferença. O homem está degradando a natureza e as respostas são as enchentes, terremotos, aquecimento global, falta de água, queimadas, enfim, ações provocadas pelos humanos”, argumentou.

Durante o passeio, Lorrayne Laysla Neves Moreira, que tem 11 anos, afirmou que preserva o meio ambiente e se mostrou bastante contente com a atividade extra classe. “As araras têm cores muito lindas e são muito grandes. Estou encantada com esses animais”, destacou.

O projeto ambiental ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres) desenvolvido na zona rural teve início há dois anos sendo coordenado pelo empresário Bruno Brandão Neto. O espaço é credenciado junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) e recebe apoio da 7ª Promotoria que tem como uma das atribuições a defesa do Meio Ambiente.

São encaminhados a fazenda animais em situação de risco que passaram por situações em que precisaram do resgate após serem vítimas de contrabando ou queimadas florestais.

Antes de serem entregues ao viveiro, eles vão para um centro de triagem onde são examinados. Ao detectar que estão prontos para retornarem ao habitat natural os animais são transferidos aos cuidados de Bruno Brandão Neto com supervisão de órgãos ambientais para que consigam, em poucos meses, ganhar novamente a liberdade.

Durante a visita das crianças, o empresário afirmou que cinco papagaios permanecem sob seus cuidados seja por algum impedimento físico ou apenas pela vontade.

Atualmente, dez araras estão abrigadas no viveiro sendo que, cada uma delas, é monitorada periodicamente por meio de microchips; são espécies que foram apreendidas em outras partes do estado de Minas Gerais e para não correr o risco de haver rastreamento por parte de traficantes elas foram transferidas para Araguari.

“A expectativa é de que elas voltem para a natureza nas próximas chuvas”, concluiu o coordenador do projeto.

Além da secretaria de Educação, programa Gira Sol e 4° Pelotão de Meio Ambiente a atividade contou com a participação de representantes da secretaria de Gabinete, 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros e alunos do programa de intercâmbio do Rotary Club. O encerramento da Semana Florestal ocorre na próxima segunda-feira, 25, por meio de blitz educativa no posto 2 da Polícia Rodoviária Estadual na MG-223.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: