Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Aluno de 16 anos representa Araguari no Top 10 do Parlamento Jovem da ALMG

sex, 22 de setembro de 2023 08:05

Da Redação

 

A Escola do Legislativo Professora Virgínia Alcantara é uma iniciativa fundamental para aproximar o Parlamento aos anseios da população, de forma a capacitar o cidadão a ter um olhar crítico sobre aquilo que acontece em sua municipalidade e ser fórum de debates em assuntos de relevância municipal.

 

Com temas importantes, os jovens que fazem parte da Escola do Legislativo buscam trazer a população para as discussões, sempre preservando as pretensões que buscam para uma sociedade melhor e mais participativa.

Alunos araguarinos da rede estadual representaram o município na Plenária Regional, em Conceição das Alagoas

 

No dia 10 de agosto, na cidade de Conceição das Alagoas, foi realizada a Plenária Regional Polo Triângulo do Parlamento Jovem 2023, que teve como tema, nessa edição, “Jovem e o Mercado de Trabalho”.

 

Os representantes da Câmara de Araguari na Plenária Regional foram: o coordenador da Escola do Legislativo Virgínia Alcântara, Nassim Guerra, os servidores Danilo Borges e Luciane Araújo, e sete alunos das escolas estaduais da cidade. Vale ressaltar que o Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do Ensino Médio.

 

Participaram também do encontro as Câmaras de Araxá, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Limeira do Oeste, Prata e Uberaba. Mais de cem propostas foram debatidas em três grupos de estudos com todos os participantes. As propostas estão relacionadas aos subtemas desse ano: “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”.

 

Ao final, os estudantes escolheram as cinco propostas que serão defendidas na Plenária Estadual que já está ocorrendo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A aluna Ana Vitória Gomes Cruz, da Escola Estadual São Judas Tadeu, foi a selecionada para representar Araguari na Plenária Estadual. Porém, com sua recusa em participar, o aluno Jhonny Santos da Rocha, 16 anos, da Escola Estadual José Carneiro da Cunha, foi confirmado e está representando Araguari.

 

“Nossos alunos brilharam, fomos muito bem representados. Na ocasião, a Escola do Legislativo mostrou que está no caminho certo, com a participação efetiva dos nossos jovens, e foi muito emocionante poder acompanhar a criação de cada proposta apresentada por eles. Proporcionamos, aos participantes, a vivência real dos temas elencados, a inclusão e o respeito à diversidade, além de conteúdos formais sobre controle social e o Poder Legislativo. Todos exercitaram suas habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum”, destacou Nassim Guerra, coordenador da Escola do Legislativo, após a Plenária Regional.

 

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do Ensino Médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual. E tem como objetivo: estimular a formação política e cidadã de estudantes por meio de atividades que os façam entender a organização dos poderes e a importância da participação popular; propiciar a vivência da democracia, através de estudos, debates e negociações, respeitando-se as diferentes opiniões; despertar o interesse dos jovens pela agenda sociopolítica de seu município e do Estado; estimular a participação democrática na discussão e na decisão de questões relevantes para a comunidade; e incentivar o envolvimento das Câmaras Municipais em atividades de educação para a cidadania.

A cada edição anual, os estudantes escolhem e debatem um tema de relevância social. Os jovens encaminham propostas de ação legislativa sobre o tema, ao final das atividades. Essas sugestões são entregues às Câmaras Municipais e à Assembleia Legislativas de Minas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: