Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Altas temperaturas fazem aumentar vendas de ar condicionado e ventiladores

qui, 13 de fevereiro de 2014 00:51
Equipamentos de ar condicionado estão entre as opções para quem quer fugir do calor. Foto: Divulgação

Equipamentos de ar condicionado estão entre as opções para quem quer fugir do calor. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Com o aumento da temperatura em toda a região, a corrida para aquisição de aparelhos que amenizem o calor apresentou uma elevação considerável. Embora não seja um número oficial, lojistas em Araguari garantem que, em relação ao verão passado, houve aumento de 30% na venda de ventiladores e ar condicionado.

Segundo contou Rodrigo Oliveira Júnior, responsável pelo setor de eletrodomésticos de uma loja na região central da cidade, o ventilador é o item mais vendido por ter um preço mais em conta, podendo ser encontrado a partir de R$ 79,00. “Nesta semana vários aparelhos chegaram para abastecer o estoque. Além do ventilador, os consumidores passaram a optar pela compra de climatizador de ambiente e purificador de ar como opção de refrigeração,” disse.

Comerciantes também apontam o gasto de energia como um dos fatores determinantes para o aumento da procura de outros aparelhos. Com preços a partir de R$ 899,00, os aparelhos Split, mais procurados, possuem grande variedade de marcas e modelos, condições que influenciam no preço  e no consumo energético.

A expectativa dos lojistas é que a procura pelos artigos continue nas próximas semanas, ou enquanto a temperatura se mantiver elevada.

Para a comerciante Cláudia Aparecida Teixeira, 47 anos, é preciso mais do que o calor para encontrar bons preços. “Não é possível ficar em casa sem um ar condicionado, mas também não podemos aceitar qualquer preço, é preciso pesquisar, pois os lojistas aproveitam e vendem os produtos a preços mais altos do que o normal,” falou.

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) aponta que 13% das 57 milhões de residências brasileiras possuem condicionador de ar.

Produção

Para atender à demanda, os fabricantes reforçaram tanto o estoque quanto o quadro de funcionários. Para empresas como a Mondial, as vendas aumentaram 106% em janeiro em relação ao mesmo período em 2013. O complexo industrial foi ampliado e muitos de seus departamentos estão trabalhando 24h por dia para suprir os pedidos das lojas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: