Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Agostinho

qua, 10 de setembro de 2014 10:51

Abertura Ficha Técnica

Como o taxista mais famoso do Brasil descobriu o futebol. Foto: Divulgação

Como o taxista mais famoso do
Brasil descobriu o futebol.

Foto: Divulgação

Do bairro Alcântara, na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, as lembranças de uma infância fadada a desafios. Abandonado pelo pai quando criança, era sustentado pela mãe, a “Selminha Paraíso” do programa do Chacrinha. Entre esmolas e chacotas na escola, o futebol entrava em sua vida.

Certo dia, enquanto juntava trocados no serviço de mototáxi, ganhou de presente uma camisa do Corinthians autografada. De fato, nunca soube se o nome era de Pelé, Telê ou algum parônimo para iludir crianças. Na verdade, sequer era amante de futebol, até casar-se com uma família de tricolores.

Seu Floriano, avô de sua esposa, sabia como ninguém o time bicampeão carioca de 1976. O Fluminense de Renato, Carlos Alberto Torres, Miguel, Rubens Galaxe, Rodrigues Neto; Carlos Alberto Pintinho, Cléber (Paulo César Caju), Rivelino; Gil e Doval também era seu. A cada primavera, novas lembranças coloriam sua imaginação.

Perdeu quem considerava como pai. Ganhou um filho o qual cresceu na geração de resultados, onde nem sempre os fins justificam os meios. No Rio, viu o Flamengo flertar com a segunda divisão, o Fluminense discutir relação com seu fiel patrocinador e o Botafogo pedir socorro à presidente da República. Duvidou de seus olhos quando testemunhou o Vasco resgatar Joel Santana. O futebol não era mais o mesmo.

Em um bom carioquês, contou para seu filho que de estranhos no ninho, os mineiros se tornaram a espécie dominante nos gramados nacionais. No ano em que sua família se preparou para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo de futebol, foi do basquete o orgulho verde-amarelo no cenário internacional.

Ex-político, ex-mototaxista, filho de ex-chacrete e ex-chacota da escola, o taxista mais famoso do Brasil. Seu nome? Augusto Carrara. A partir desta quinta-feira, ele e sua grande família se tornam parte da memória que ajudaram a escrever, onde até as páginas do futebol foram roteiro para o sucesso.
vinheta pj

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: