Agentes de trânsito: parcerias regulamentam questões administrativas e jurídicas para disponibilizar o serviço
sáb, 8 de fevereiro de 2014 06:31
Servidores da SETRANS, com curso de agentes de trânsito: Rogério Ferreira Rocha, Cairo José Ribeiro, José Maximino dos Santos, Jina Ferreira Neves e Benedito Gonçalves.
Foto: Gazeta do Triângulo
MEL SOARES – Com o objetivo de regulamentar a classe em Araguari, o secretário de Trânsito e Transporte Wanderley Barroso esteve nesta semana em reunião com os vereadores Levi Siqueira (PMDB) e José Donizete Luciano – Tenente Luciano (PP).
Em entrevista, os vereadores ressaltaram que o trânsito já é municipalizado, e consequentemente precisa de adequação. Uma das exigências é quanto aos recursos humanos provenientes da mão de obra disponibilizada pela prefeitura de deve ser disponibilizada após a ocorrência de concurso público. A partir desta necessidade, os vereadores são membros da equipe que fará estudos administrativos e jurídicos, para que seja regularizada a situação dos agentes de trânsito, que fortalecerão as ações de fiscalização, e poderão autuar os motoristas infratores.
De acordo com José Maximino dos Santos, que possui o curso de agente, mas está lotado na secretaria como motorista, o curso foi feito em 2008 e contou com a participação de 28 funcionários públicos.
“Somos cinco funcionários na SETTRANS. Atuamos em diversas modalidades como educação e fiscalização no trânsito, palestras e trabalhos em parceria com a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros”, detalhou o servidor, que espera pelo concurso de agente, cuja previsão anterior era para o ano de 2008.
Fique por dentro
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o agente de trânsito é a pessoa credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento. O artigo 24, inciso VI, do mesmo Código, define a função do agente de executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas cabíveis, por infrações de circulação, estacionamento e parada, no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Setor calçadista prevê queda de 2% qua, 12 de novembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 12 DE NOVEMBRO qua, 12 de novembro de 2025
- VEREADOR LEVI SIQUEIRA SOLICITA REFORÇOS PARA A DEFESA CIVIL E PROPÕE NOVAS AÇÕES DE PREVENÇÃO PARA O PERÍODO CHUVOSO qua, 12 de novembro de 2025
- Prefeitura de Uberlândia leva programa “UdiFi” a mais escolas e amplia acesso da população à internet qua, 12 de novembro de 2025
- 2ª Edição do FestCom encanta público e recebe grandes artistas como Fabiana Karla, Gorete Milagres e Maicon Sales qua, 12 de novembro de 2025
- Brasil fecha setembro com saldo positivo de empregos; Araguari apresenta estabilidade em vários setores qua, 12 de novembro de 2025
- BR-050 requer atenção dos motoristas em dias chuvosos qua, 12 de novembro de 2025
- Segunda sessão ordinária da Câmara destaca demandas da população qua, 12 de novembro de 2025
- Operação Aqueronte segue em Araguari com a realização da quarta fase qua, 12 de novembro de 2025
- Prefeitura lança edital para curso EAD de Tecnologia em Gestão do Agronegócio qua, 12 de novembro de 2025
> > Veja mais notícias...
