Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Agentes de Saúde de Araguari recebem 14º salário

ter, 23 de janeiro de 2024 08:08

Da Redação

 

A Prefeitura de Araguari está realizando o repasse do incentivo financeiro extra, conhecido como décimo quarto salário, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.

 

Os Agentes Comunitários de Saúde receberam o incentivo em dezembro e os Agentes de Combate às Endemias, agora no mês de janeiro, por meio de um repasse feito Ministério da Saúde por meio FNS – Fundo Nacional de Saúde.

O repasse foi feito pelo Ministério da Saúde por meio FNS – Fundo Nacional de Saúde

 

A Lei nº 6063, de 5 de julho de 2018, autoriza desde então o adicional financeiro anual aos agentes. O valor de repasse do recurso financeiro da parcela adicional de que trata a Lei, é dividido em partes iguais pelo número de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias registrados no

Sistema Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SCNES em efetivo exercício de suas atividades, respectivamente, nas Estratégias de Saúde da Família – ESF`s e no Controle de Zoonoses e da Dengue. Também é necessário que os agentes cumpram as metas definidas pelo Ministério da Saúde e pelo Município de Araguari.

Ainda, de acordo com a Lei, o repasse do recurso financeiro adicional estará estritamente vinculado e persistirá enquanto houver o repasse do Governo Federal, especificamente, para este fim, cessando a obrigação da municipalidade na ocorrência de término dos respectivos repasses pelo Ministério da Saúde.

Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, aos Agentes de Endemias, 161 beneficiários, foi repassado o valor de R$ 166.318,95 e para os Agentes Comunitários, 138 beneficiários, R$327.038,00.

 

Entenda o trabalho dos agentes

 

Os Agentes de Combate às Endemias realizam periodicamente visitas em domicílios, com foco principal na proliferação de doenças. Já os Agentes Comunitários de Saúde realizam a visita para verificar como está a saúde da família, trabalhando na promoção e prevenção da saúde na Atenção Básica.

1 Comentário

  1. Dunalva Maria Correa disse:

    Agente de Saúde , visita as famílias nunca isso acontece porque eu insisti tanto com a agente de saúde da casa que meu pai morava ela não atendi nem ela nem a Doutora , agora que meu pai faleceu ela apareceu ,eu falava pra ela pedra Doutora pra passar uma vitamina pra ele mas eles e o Brasil

Deixe seu comentário: