Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Agências bancárias terão que cumprir prazo para atendimento em Uberlândia

qui, 17 de abril de 2014 14:21
Tempo limite para atendimento ao cliente é de 15 minutos em dias normais

COM ASSESSORIA – Projeto de lei votado na Câmara Municipal de Uberlândia esta semana pretende agilizar o atendimento nas agências bancárias da cidade. De autoria da vereadora Michele Bretas, o texto aprovado na última terça-feira (08) exige que os clientes sejam atendidos em até 15 minutos em dias normais, e 25 minutos às vésperas e após feriados ou nos dias de pagamento dos funcionários públicos, estabelecendo multa às instituições que não respeitarem o tempo limite previsto na lei municipal.

Vereadora Michele Bretas

Vereadora Michele Bretas

De acordo com o projeto apresentado pela vereadora Michele Bretas, as agências e estabelecimentos de crédito serão obrigados a fornecerem uma senha, que deverá ser autenticada no início do atendimento. Com o comprovante em mãos, caso o cliente não seja atendido dentro do limite, poderá fazer a denúncia ao Procon, que aplicará multa no valor de 3 mil reais. O objetivo é dar efetividade à regra que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias e estabelecimentos de crédito a atenderem seus clientes no tempo previsto.

Uma lei municipal que estabelece o período máximo de espera para atendimento em agências bancárias na cidade existe desde 2006, porém não é cumprida. Hoje o cliente que precisa utilizar os serviços das agências não tem como comprovar por quanto tempo esperou para ser atendido. “O desrespeito com os consumidores é muito grande em nossa cidade. Já recebemos reclamações de pessoas que passaram mais de uma hora aguardando para serem atendidos. Agora os bancos terão que cumprir com o que determina a lei, pois haverá como o cliente comprovar a espera e fazer valer seus direitos”, afirmou Michele Bretas. O projeto aprovado na Câmara segue agora para sanção do Prefeito.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Michele Bretas
Jornalista: Dhiego Borges – (34) 3239-1114/
(34) 8719-1327

2 Comentários

  1. Leticia Shwartzman disse:

    Com tantos projetos de lei, que merecem mais importância, temos que ver a aprovação de uma lei municipal de valor infímo, ok ! a vereadora em questão quer agilizar o atendimento em agências bancárias em até 25 minutos, está certo que ir a uma instituição financeira é e resolver um problema é tão simples quanto trocar um sapato de numeração menor. Acho que os nossos representantes poderiam ter uma capacidade intelectual e profissional um pouco acima do mínimo, nossa sociedade tem problemas muito mais relevantes, nos campos da saúde, transporte, segurança e se eu for enumerar todos, fico horas aqui escrevendo. E pela renda da tal vereadora, a mesma com seu atendimento “prime” não deve esperar mais que isso. Por favor ! vereadora Michele Bretas, promova benfeitorias substancias para a população que lhe elegeu. Não projetinhos ginasiais.

  2. Michele Bretas disse:

    Leticia, a lei de minha autoria visa regulamentar uma Lei Federal já instituída, mas que não é efetivada por falta da comprovação dos horários de chegada e atendimento. Com a lei municipal as instituições bancárias terão que autenticar a senha de atendimento, constando o horário que o cliente chegou ao caixa. Dessa forma, o cliente saberá se foi ou não atendido no tempo regulamentar e, se for o caso, poderá fazer a denúncia ao PROCON que aplicará a multa correspondente.

    O intuito é fazer com que esta lei seja de fato efetivada para atender melhor quem depende de usar o serviço bancário diariamente e enfrenta extensas e demoradas filas. Sou empresária e faço uso pessoalmente dos serviços bancários, aguardando na fila da mesma forma que todo mundo. Também por isso avaliei a importância dessa lei, por que o tempo meu, o seu, e de todos que precisam dos serviços bancários, importa.

    Entendo a frustração quanto a existência de leis que não são cumpridas em nosso país, mas nem por isso devemos deixar de buscar soluções que facilitem a vida dos uberlandenses. É isso que venho procurando realizar em meu mandato, com projetos e ações que possibilitem um futuro melhor. Aproveito para lhe convidar a me visitar na Câmara para que possa apresentá-la em detalhes todos os trabalhos que tenho desenvolvido.

    Michele Bretas

Deixe seu comentário: