Adoção responsável de cães e gatos abrigados no Canil Municipal é incentivada pela prefeitura
sex, 23 de fevereiro de 2024 08:03Da Redação

Ao adotar um animal é possível dar a ele um recomeço
Divulgação
No Brasil, vários cães e gatos são abandonados todos os dias. Ao adotar um animal, que muitas vezes foi maltratado ou abandonado é possível dar a ele um recomeço e uma oportunidade de ser amado.
É bom mencionar que, o hábito de comprar animais de estimação, ao invés da adoção de cães e gatos, faz com que muitos permaneçam abandonados.
O Brasil aparece em segundo lugar no ranking mundial de países com animais domesticados. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para
Animais de Estimação (Abinpet), até 2012, a população de cães domesticados era de 37 milhões, enquanto os gatos de estimação eram aproximadamente 21 milhões. Sabendo disso, é bom refletir, sobre a quantidade de cães e gatos abandonados, sem nenhuma perspectiva.
A escolha por um novo bichinho de estimação, acontece pela preferência por raça, cor e idade (comumente filhotes). Muitos não consideram que, a adoção ajuda a tirar vários animais de situações de risco, além de trazer alegria para o lar.
Pensando nisso, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, por meio do Canil Municipal, divulgou que existem cães e gatos à disposição da população para adoção responsável.
Conforme a prefeitura, existem algumas regras básicas para que esse procedimento seja realizado com segurança, saúde e bem-estar, são elas: antes de decidir levar um animal para a casa, tenha em mente que ele viverá em média 12 anos e que necessitará de cuidados. É preciso estar ciente que o animal traz despesas de alimentação, de higiene e cuidados veterinários, que devem ser considerados no orçamento familiar. Os animais sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza, por isso precisam de amor e cuidados. O comportamento e estilo do animal devem estar alinhados ao estilo de vida e à personalidade do tutor. Cães e gatos precisam de assistência veterinária ao longo da vida. Comida e água fresca sempre à disposição dos bichinhos. Abrigar os pets do sol e da chuva. Ter cuidado com as fugas, mantendo o
portão sempre fechado. Eduque seu animal com amor, sem bater. O animal não pode ser abandonado em nenhuma situação, muito menos quando fica velho e doente.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais ter, 15 de julho de 2025
- Preço do leite cai em Minas ter, 15 de julho de 2025
- RADAR – 15 de julho ter, 15 de julho de 2025
- Prefeitura de Estrela do Sul propõe reajuste para plantões do Conselho Tutelar ter, 15 de julho de 2025
- 3º Torneio de Veteranos Amigos do Aldo ter, 15 de julho de 2025
- Rodada de abertura da Divisão Especial tem goleada do São Jorge e vitória do Kubanacan ter, 15 de julho de 2025
- Sábado foi de muitos jogos e torcida animada na Escola de Formação de Atletas Olé ter, 15 de julho de 2025
- Final de semana é marcado com intenso trabalho da Polícia Militar ter, 15 de julho de 2025
- DA REDAÇÃO – 15 DE JULHO ter, 15 de julho de 2025
- Novo Horizonte goleia atual campeão e segue como único invicto ter, 15 de julho de 2025
> > Veja mais notícias...