Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Acontece amanhã a posse dos deputados estaduais e federais eleitos no último pleito eleitoral

ter, 31 de janeiro de 2023 08:00

Da Redação

Amanhã, os deputados estaduais e federais tomam posse para seus mandatos nos próximos quatro anos.

 

Os deputados estaduais escolhidos pelo povo mineiro nas últimas eleições serão empossados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade de posse será realizada no Plenário, a partir das 14 horas, e será acompanhada por autoridades estaduais, prefeitos e presidentes de câmaras municipais. A reunião de Plenário do dia 1º de fevereiro, chamada de preparatória, também será o marco inicial da 20ª Legislatura da ALMG. Esse termo é utilizado para designar o período em que um mandato parlamentar é exercido.

 

Já em Brasília, os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse em sessão marcada para as 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

 

Lembrado que por Araguari, foram eleitos os deputados estaduais, Raul Belém e Doorgal Andrada e os federais Zé Vitor e Lafayette Andrada. Abaixo, a redação do jornal Gazeta do Triângulo fará um breve apanhado sobre cada um dos parlamentares eleitos.

 

Raul Belém 

 

Ex-vereador e ex-prefeito de Araguari/MG, atualmente, é Deputado Estadual de Minas Gerais, ex-líder de Governo e do Bloco Governista Deputado Luiz Humberto Carneiro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e membro efetivo da Comissão de Administração Pública na ALMG.

 

Na próxima quarta-feira, Raul Belém assume o segundo mandato como deputado federal. Em entrevista ao jornal Gazeta do Triângulo, o parlamentar disse que são ótimas as perspectivas para os próximos quatro anos.

 

Ele pontuou que no primeiro mandato houveram algumas dificuldades em relação à questão financeira e precisou aguardar o Estado colocar as contas em dia. Hoje o Governo de Minas conseguiu criar uma base mais sólida que facilita as ações dos parlamentares.

 

“Um exemplo são as estradas, vistas como uma prioridade para o Governo de Minas, que possui a maior malha rodoviária do Brasil e boa parte delas estão deterioradas, precisando de grandes investimentos”, ponderou.

 

 

Doorgal Andrada

 

Bacharel em direito, Doorgal Andrada iniciou no legislativo estadual no ano de 2018 com 57.942 votos. Antes disso, aos 23 anos, foi o vereador mais jovem da capital mineira, se destacando pela defesa da independência do Legislativo em relação ao Executivo.

 

Doorgal acredita que a política, quando voltada para o cidadão, é o melhor caminho para resolver os problemas do país. E quer ser protagonista de mudanças e de uma nova forma de representação da população, mais aberta e transparente.

 

Zé Vitor

 

Em seu segundo mandato, Zé Vitor, cuja formação original é na área de agronomia, hoje atua como político filiado ao Partido Liberal (PL). Nas eleições de 2018, foi candidato a deputado federal, sendo eleito com 32.833 votos pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN). Em 2022, foi reeleito deputado federal, desta vez pelo PL.

 

Em entrevista à Gazeta do Triângulo, Zé Vitor disse estar otimista com a chance de legislar em nome da cidade por mais quatro anos. Segundo ele, é de extrema importância a participação de Araguari na grade de debates a âmbito nacional.

 

O deputado federal disse estar ciente sobre a necessidade de fiscalizar e assegurar investimentos assertivos em uso dos recursos públicos. Para ele, não é aceitável que o Brasil fique novamente imerso em uma crise econômica e moral.

 

“Temos a obrigação de garantir que Araguari tenha investimentos em infraestrutura, mobilidade e que seja um exemplo na saúde regional. Acredito também que temos capacidade de construir aqui um polo educacional, técnico e empresarial de tecnologia, de Araguari para o mundo”, concluiu.

 

Lafayette Andrada

 

Em seu quarto mandato, cuja posse será na cerimônia que acontece no dia 1º de fevereiro, o deputado federal Lafayette Andrada é advogado, professor, servidor público e um político brasileiro do estado de Minas Gerais.

 

Lafayette também foi secretário de Estado de Defesa Social (2011-2012), superintendente de Assuntos Municipais do Governo de Minas (2005-2006) e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena (1997-1998).

 

Foi vereador em Lavras (1993-1996) e vereador em Juiz de Fora (2001-2004), onde foi líder da oposição. Como deputado estadual, foi líder do Bloco Parlamentar “Transparência e Resultado” (PSDB, DEM, PEN, PPS, PR, PSD, PT do B, SDD) nos anos de 2013 e 2014 e 2º vice-presidente da Assembleia no biênio 2015-2016.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: