Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Acidentes de trânsito tem aumento de 79% em Araguari

sáb, 19 de novembro de 2016 05:44

Da Redação

Mais da metade das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros envolvem motocicletas

Em menos de uma semana, dois acidentes de trânsito com três mortes deixaram a cidade em choque. No dia 6, dois jovens morreram após o veículo em que estavam bater em uma caçamba de lixo na avenida Brasil. Ao todo o carro tinha 12 passageiros e uma das vítimas fatais estava sendo transportada no porta-malas. No sábado passado, um jovem perdeu a vida após bater o carro em um poste na avenida Theodoreto Veloso de Carvalho.

O Corpo de Bombeiros não tem condições de informar com precisão o número exato de mortes provocadas em acidentes no perímetro urbano, pois em alguns atendimentos, o paciente socorrido chega a ser hospitalizado, mas não sobrevive.

Risco sobre rodas: acidentes de trânsito aumentam drasticamente em 2016

Risco sobre rodas: acidentes de trânsito aumentam drasticamente em 2016

 

No entanto, o crescimento do total de acidentes preocupa. De janeiro a dezembro de 2015, foram registradas 568 ocorrências. Em 2016, já são mais de 678 em apenas oito meses, aumento de 79,3%.

Outro dado apresentado mostra que  66% desses acidentes envolvem motocicletas. “Ou seja, é um número que chama muito a atenção. Observamos que isso está relacionado à imprudência, e no caso dos motociclistas, eles são a parte mais vulnerável envolvida no acidente,” ressalta o capitão Fabrício, comandante da 3º Companhia de Bombeiros.

Velocidade excessiva, desrespeito às normas de trânsito e a sinalização, seja fixa ou semafórica; acidentes em cruzamentos estão entre os fatores listados. “Nesse caso, temos uma situação em que um dos condutores desrespeitou o sinal de parada obrigatória, o famoso “furar o pare. Temos observado muitos acidentes que acontecem dessa forma, por imprudência de uma das partes ou até mesmo de ambas,” explicou.

Outro ponto destacado pelo comandante é o aumento gradual da frota de veículos em circulação na cidade. “Esse número sobe ano à ano, mas ainda assim, destacamos a imprudência como fator principal. Tínhamos a percepção de que estava aumentando, mas ao coletar os dados, ficamos surpresos e vimos a necessidade de se intensificar as campanhas prevenção,” afirmou.

Condutores devem estar atentos para a combinação fatal de álcool e direção, necessidade de habilitação, utilização dos itens de segurança obrigatórios, como capacetes, cadeirinhas adequadas para a criança conforme a idade e cinto de segurança.

“Pretendemos buscar os demais órgãos competentes, como secretaria de Trânsito e Transportes, Polícia Militar, para que possamos adotar medidas no sentido de coibir, evitar e minimizar esses danos tão significativos que estão sendo verificados no trânsito de Araguari,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: