Quarta-feira, 19 de Junho de 2024 Fazer o Login

Achiles Barbosa em destaque

sáb, 1 de março de 2014 00:00

abertura Cantinho do Mário
Achiles Barbosa é natural de Araguari, nascido aos 7 de maio. Pais: Waldomiro Barbosa e Hilda Rodrigues da Cunha Barbosa. É casado com a senhora Neli Dias da Silva. Filhos: Sara, Militar do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Lucas, Empresário.

achiles barbosaO Achiles  passou a infância e juventude em Araguari, fez o primário no Externato São José da Dona Tonica; o ginásio e científico no Colégio Regina Pacis.  Aos dezenove anos de idade foi para Belo Horizonte, pois fora aprovado no vestibular da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fez pós-graduação em Criminologia na Escola de Polícia Rafael Magalhães. Foi aluno do Curso de Pesquisa da UFMG e estagiário do Departamento Jurídico do Estado de Minas Gerais, tudo através de concurso.  Formou-se em 1962, voltou para Araguari em 1963, época em que iniciou sua carreira jurídica.

Em outubro de 1981, a convite do então  prefeito Fausto Fernandes de Melo, sob a indicação do nosso amigo Ronan Acácio Jacó  assumiu o cargo de Procurador do Município. No governo de Neiton de Paiva Neves assumiu novamente o cargo, porém como primeiro Procurador Geral do Município.

Foi  Assessor  Jurídico da Câmara Municipal de Araguari durante a presidência de Roberto Naves Cocota. Depois de se aposentar, hoje ocupa o cargo de Procurador Adjunto da prefeitura de Araguari.

É membro da Academia de Letras de Araguari desde o tempo do saudoso Professor Abdala Mameri que, aliás, foi o responsável pela sua presença naquela associação da qual foi seu vice-presidente. Com o falecimento do titular assumiu a presidência da Academia por várias gestões.

Foi presidente da 47ª subseção da OAB-MG em Araguari. Recebeu várias homenagens e comendas, entre elas destaco: Rotary Clube de Araguari –  relevantes serviços prestados à comunidade no cargo de Procurador; Comenda Desembargador Helio Costa, como personagem no mundo jurídico estadual outorgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Diploma de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Araguari e outras.

O Achiles é perfeccionista, meticuloso, competente, dinâmico e modesto, além de ser um dos homens mais educados que conheço; conversar com ele é sempre um prazer. Estas poucas linhas não lhe fazem justiça. Um super abraço.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: