Ação de vacinação contra a gripe acontece na Unidade Básica de Saúde Ferroviários
ter, 15 de abril de 2025 09:56Da Redação
A gripe é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus influenza, conhecido por sua elevada capacidade de contágio. Existem quatro tipos desse vírus: A, B, C e D. Os tipos A e B são os principais responsáveis pelas epidemias sazonais, sendo que o tipo A está relacionado às pandemias mais severas. O influenza A é capaz de infectar diferentes animais, como aves e suínos, e possui subtipos, como o A(H1N1) e o A(H3N2), que circulam entre os humanos. Já o tipo B afeta exclusivamente pessoas e está classificado em duas linhagens: B/Yamagata e B/Victoria. O tipo C costuma provocar quadros mais leves, tanto em humanos quanto em porcos, enquanto o tipo D, que acomete suínos e bovinos, não infecta seres humanos.
Os sintomas mais frequentes da gripe incluem febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Em crianças, a febre geralmente é mais intensa, enquanto em idosos os sinais tendem a ser mais sutis. A forma mais eficaz de prevenção ainda é a vacinação anual, que protege contra as cepas mais comuns do vírus identificadas no ano anterior. Para isso, o Ministério da Saúde realiza anualmente a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, oferecendo imunização gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, a campanha teve início no último dia 7.
Ciente da importância da vacinação, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá uma ação de imunização nos dias 17, 18 e 21 de abril de 2025, na Unidade Básica de Saúde Ferroviários, das 10h às 18h. A vacinação está sendo oferecida, inicialmente, aos grupos prioritários.
Os grupos prioritários para a primeira etapa da vacinação incluem: idosos (população acima de 60 anos), trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, professores da educação básica e superior, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, membros das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de
liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Além disso, idosos, gestantes e crianças menores de 6 anos têm a oportunidade de se vacinar durante todo o ano, conforme a rotina de imunização.
Para se vacinar, é necessário apresentar o Cartão de Vacinas e um documento de identificação pessoal. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação como medida essencial para a proteção da saúde individual e coletiva.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Crise faz hospital suspender internações qua, 30 de abril de 2025
- Coluna: Da Redação (30/04) qua, 30 de abril de 2025
- Vereador Levi Siqueira continua uma série de cobranças contra a Cemig e requer providências em defesa da população de Araguari qua, 30 de abril de 2025
- Inscrições abertas para tutores da UAB em Araguari e outros sete polos qua, 30 de abril de 2025
- Vereadores realizam quinta sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 30 de abril de 2025
- Casal acusado de matar homem em situação de rua tem prisão ratificada qua, 30 de abril de 2025
- Polícia Rodoviária Estadual atua em mais um feriado prolongado qua, 30 de abril de 2025
- Arma de fogo é apreendida em cumprimento de mandado de prisão qua, 30 de abril de 2025
- Coluna: Da Redação (29/04) ter, 29 de abril de 2025
- Coluna: Radar (29/04) ter, 29 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...