Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Academia de Letras e Artes de Araguari lança o 50º Concurso Nacional de Contos e Poesias

sex, 8 de março de 2019 05:32

Da Redação

No dia 7 de março, a Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA –realizou a solenidade de lançamento do 50º Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri, comemorando o Jubileu de Ouro desse certame literário que teve sua primeira edição realizada em 1969.

Academia de Letras e Artes de Araguari lança o 50º Concurso Nacional de Contos e Poesias

Academia de Letras e Artes de Araguari lança o 50º Concurso Nacional de Contos e Poesias

 

Com a presença de autoridades civis e militares, convidados e amigos da ALAA foi realizado expressivo cerimonial com a finalidade de comemorar o Dia das Letras e das Artes, conforme Lei Municipal nº 5.568/2015, de 16 de junho de 2015, em homenagem ao fundador da entidade, professor Abdala Mameri. A referida comemoração, nesta data, deve-se ao aniversário do saudoso escritor e jornalista que pelo seu idealismo, espírito de patriotismo e comprometimento com as letras e as artes, manteve vivo esse tradicional e conceituado sodalício.

Outro importante evento da solenidade foi o lançamento do 50º Concurso Nacional de Contos e Poesias que leva o nome do fundador da entidade. Todos os anos, desde 1969, ininterruptamente, um ano após a criação da Academia de Letras e Artes de Araguari, 1968, a Academia por meio de seus integrantes realiza o Concurso Nacional de Contos e Poesias que, desde seu início, tornou-se tradição e consagrou-se como um dos principais eventos realizados, anualmente, pela entidade. Fazendo parte do conjunto de atividades do certame literário, duas personalidades são homenageadas pelo centenário de nascimento, um em âmbito local e outro de destaque no território nacional. Neste ano, os homenageados serão o comerciante araguarino Genésio Ferreira Neves e o cantor e compositor Nelson Gonçalves que estariam completando 100 anos de idade. As referências históricas do Concurso de Contos e Poesias e alusivas ao Dia das Letras e das Artes foram realizadas pela escritora e poetisa Gessy Carísio de Paula. As inscrições para o concurso estão abertas de 7 de março a 25 de julho do corrente e para os vencedores, a Academia concederá prêmios aos trabalhos classificados; 1º lugar de cada categoria o valor R$ 1.000,00 e para o 2º lugar, o valor de R$ 500,00.

Como parte da programação foi comemorado, também, o Dia Internacional da Mulher, reverenciado em 8 de março. A Academia, atualmente, possui em quadro de sócios efetivos 16 mulheres, correspondendo a 45% dos integrantes do sodalício.  Representando as mulheres acadêmicas e aquelas que estavam presentes ao evento, a musicista Gervásia José de Deus foi homenageada pelo decano da Academia, 93 anos de idade, o escritor e declamador Honor Machado.

Presidiram o Culto Ecumênico em ação de graças ao ano comemorativo aos 50 anos do Concurso Nacional de Contos e Poesias a acadêmica Gervásia José de Deus da Aliança Municipal Espírita, o Pastor Braulino Borges Vieira da Assembleia de Deus e o Padre Edmilson Alves Vaz, atualmente, afastado do Ministério.

Antecedendo o encerramento da solenidade conduzida pela vice-presidente da ALAA, a escritora Janice Lelis Gondim Borges, fez uso da palavra em nome dos componentes da mesa o tenente-coronel Mendonça, comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar destacando a importância de uma Academia de Letras e Artes representando o município, incentivando a cultura e difundindo os trabalhos no campo literário e das artes.

Com a participação dos músicos José Maria Albuquerque, Eurípedes Napolião Gonçalves e João Batista da Silva todos os presentes os acompanharam no canto dos parabéns aos homenageados, encerrando aquela solenidade numa grande energia e solidariedade que contagiou a todos.

2 Comentários

  1. Aroldo Diniz Brandão disse:

    Desejo receber o regulamento do 50º Concurso de Contos e Poesias.Obrigado!

  2. ANTONIO PEREIRA DA SILVA disse:

    desejo receber o regulamento d concurso. Agradeço.Antônio

Deixe seu comentário: