Academia de Letras e Artes de Araguari completa 50 anos em 2018
qua, 7 de março de 2018 05:20Da Redação
Diversas atividades comemorativas serão realizadas nos próximos meses
O lançamento das atividades alusivas ao Jubileu de Ouro (50 anos) da Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA) será realizado nessa quarta-feira, 7. A academia foi fundada no dia 6 de agosto de 1968 e, atualmente, possui 35 membros efetivos, entre escritores, artistas plásticos, músicos e teatrólogos.

Acadêmicos da ALAA promovem reunião para definir atividades do Jubileu de Ouro
De acordo com o presidente da ALAA, Edmar César Alves, o objetivo da solenidade é promover o lançamento das atividades que farão parte das comemorações aos 50 anos da academia. “Durante essa solenidade, nós faremos o lançamento de três eventos distintos: o Dia das Letras e das Artes; aniversário do professor Abdala Mameri e o lançamento do 49º Concurso Nacional de Contos e Poesias (49º CNCP)”.
O primeiro evento será o Dia das Letras e das Artes, criado por meio da Lei Ordinária nº 5.568, de 16 de junho de 2015. “Nós conseguimos criar o Dia das Letras e das Artes, que é comemorado no dia 7 de março em homenagem ao fundador da ALAA, professor Abdala Mameri”.
Outro evento é a comemoração do aniversário do professor Abdala Mameri. “Como tradição para essa data, fazemos também a abertura do Concurso Nacional de Contos e Poesias. Os interessados em participar podem fazer suas inscrições no período de 7 de março à 25 de julho, quando comemoramos o Dia do Escritor”.
Esse ano, as personalidades homenageadas durante a premiação do 49º CNCP serão o músico e compositor Jacob do Bandolim e a educadora araguarina Eustália Gontijo Lelis. A premiação ocorrerá no dia 10 de novembro e, para cada categoria, os primeiros colocados receberão um prêmio de R$ 1.000, os segundos colocados um prêmio de R$ 500 e haverá também a menção honrosa para os seis melhores trabalhos. As inscrições são gratuitas e cada participante pode inscrever apenas um trabalho em cada categoria.
A solenidade de abertura do Jubileu de Ouro acontecerá a partir das 9h, na sede da ALAA, localizada na rua José do Patrocínio, 291, Centro. “Além do lançamento desses eventos, haverá uma homenagem ao fundador da academia e também receberemos a visita de acadêmicos, escritores, imprensa, diretores, professores e alunos de escolas do município”. Durante a solenidade, também haverá uma referência ao Dia Internacional da Mulher, com homenagem à esposa do fundador da ALAA, Célida Mameri.
A Academia de Artes e Letras de Araguari foi fundada no dia 6 de agosto de 1968 e, atualmente, possui 35 membros efetivos, entre escritores, artistas plásticos, músicos e teatrólogos. “Esperamos fazer atividades que possam ir ao encontro da expectativa de todos que tenham a academia como um dos grandes instrumentos da propagação e difusão da cultura do nosso município, em especial das letras e das artes. Reverenciando também os 50 anos de atividades ininterruptas, iniciadas pelos nossos pioneiros acadêmicos, entre eles Neiton de Paiva Neves, Milton de Lima Filho, Dr. Natal Nader, Gessi Carísio de Paula e Honor Machado”.
Segundo o presidente da ALAA, diversas outras atividades farão parte das comemorações ao Jubileu de Ouro. “Temos outros projetos que serão realizados no decorrer do ano, como o lançamento de um selo do Jubileu de Ouro, em parceria com os Correios; a criação e inauguração da galeria de ex-presidentes da ALAA; o 4º Sarau ALAA “Encontro com Letras e Artes”; comemoração em homenagem ao Dia do Romancista; dentre outros projetos”.
6 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Sigma Lithium anuncia parecer da ANM declarando a segurança de suas pilhas qua, 4 de fevereiro de 2026
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Olá! Gostaria que me enviassem o regulamento do 49º Concurso Nacional de Contos e Poesias (49º CNCP) para que eu possa participar.
Obrigado!
Gostaria de receber o regulamento do 48º Concurso literário de poesia e contos da ALAA
Oi! Gostaria que me enviassem o regulamento do 49º Concurso Nacional de Contos e Poesias (49º CNCP) para que eu possa participar.
Obrigada!
Como eu faço minha inscrição? Eu não estou entendendo Onde ir. Está complicado.
Bom dia!
Informamos que a data de entrega dos trabalhos para o 49º Concurso Nacional de Contos e Poesias foi prorrogada para o dia 17 de agosto de 2018.
As obras podem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio, endereçadas à Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA), Rua Caluta Santos, 96, Centro, 38.440-061, ou para Edmar César Alves, Rua Paissandu, 975, Bairro Santa Helena, 38.440-224, Araguari-MG.
Mais informações no FB da “Academia de Letras e Artes de Araguari”, ou pelo telefone (34) 99296-0586.
Ao olhar nos teus olhos, Eu senti a magia do amor no ar.
Sua pele clara como a neve, fez meu corpo paralisar.
Seus cabelos macios como a seda, me fizeram suspirar de amor.
Por favor nunca desista, jamais, eu sou apenas seu, e de ninguém mais.
Se você desistir o que será do meu coração?
nele ha lugar só pra você, Minha grande paixão.
lembre-se como é lindo o sentimento Que nos faz viver, este amor entre eu e você.
Por que viver você não quer mais?
Viva, em nome do nosso amor.
Eu preciso ama-la, Você é minha joia rara.
Poema: Joia Rara
Luiz Otávio Bitencourt