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A importância da família e da escola na educação das crianças, por Adriane de Melo Silvestre

qui, 3 de julho de 2014 09:00

abertura psicologia
Os pais, preocupados com a qualidade do aprendizado e desenvolvimento de seus filhos, procuram escolas que ofereçam o melhor a estes. Dentro da escola as crianças têm oportunidades de vivenciar situações e aprendizados que auxiliarão na condução de suas próprias vidas e de seu potencial. Por isto, é importante incentivar a criança a valorizar a escola, a sentir prazer em se preparar para o início das aulas. Imaginar, positivamente, um local onde aprenderá muitas coisas, conhecerá muitos colegas, com os quais buscará uma boa convivência.

Na escola, também, percebe-se a existência de muitas crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem. E estas podem ser ocasionadas por vários fatores sejam eles: motivacionais, sociais, afetivos, dentre outros. Muitos pais, infelizmente, ainda não sabem o quanto a convivência familiar afeta o desenvolvimento da criança. Discussões familiares, mudanças na rotina diária, preocupações financeiras, vícios, ansiedades e tantas outras situações podem levar uma criança a não desempenhar adequada e criativamente suas atividades escolares. O meio familiar é a base onde a criança se estrutura internamente e desenvolve sua autoestima; necessita se sentir amada para confiar em si mesma e deixar desabrochar o seu potencial para a vida. Deve a criança, em seu meio, a cada dia, se sentir mais consciente de sua responsabilidade com cada atitude tomada.

Os familiares, responsáveis pelas crianças, precisam dar o devido valor às escolas, incentivando e motivando as crianças a cumprir suas responsabilidades escolares e ter respeito e disciplina em relação aos professores e colegas, tratando-os como gostariam de ser tratadas. Isto porque, hoje, há muitas queixas de alunos que  destratam professores, coordenadores de escola, objetivando impor sua forma de pensar. É importante que os familiares procurem sempre saber como o aluno está se desenvolvendo na escola e quais têm sido suas dificuldades, tanto em relação à aprendizagem como o seu comportamento na escola, no contexto geral. Faz-se importante que, ao perceber algumas dessas dificuldades, possam procurar a escola para ajudá-los a compreender o que acontece para que possa ser tomada a atitude adequada, mesmo que esta atitude seja a de encaminhar o(a) aluno(a) a um profissional especializado, seja este um pediatra, neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, nutricionista, dentre tantos outros.

A conscientização dos pais é imprescindível em todos os contextos educativos. Muitos sabem de sua real importância neste compromisso, nesta missão de encaminhar seus filhos dentro da ética e do desenvolvimento de suas reais potencialidades, de seus múltiplos dons. Alguns, infelizmente, ainda não despertaram para o seu papel dentro da sociedade e acabam colocando na escola a responsabilidade de educar seu próprio filho e, por vezes, observam-se crianças frustradas por não receberem nenhum incentivo destes e/ou até mesmo agressões verbais e/ou físicas.

Todos conhecem a importância da escola na formação da criança, mas a escola não substitui os pais no papel de criar seus filhos e transmitir a eles os valores para o seu desenvolvimento interior e social. A escola acompanha e orienta o desenvolvimento da criança, suas mudanças e transformações, auxiliando-a em seu processo de vida, formação como um todo, buscando contribuir positivamente com o meio em que vive.

Felizmente, percebe-se uma preocupação cada vez maior dos pais e professores em se informar acerca dos mais variados assuntos que levam as crianças a apresentarem dificuldades na aprendizagem e preocupados com a condução destas, encaminham-nas  com o objetivo de lhes propiciar uma vida melhor, com maiores realizações de suas potencialidades e, consequentemente, de um futuro melhor.

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