Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

A história de Rafael Vansolin, campeão mundial de halterofilismo

qui, 10 de abril de 2014 15:00

Paratleta de Uberlândia supera dificuldades e fatura o título em Dubai

Conheça a trajetória do mais novo campeão paralímpico brasileiro. Foto: Divulgação

Conheça a trajetória do mais novo campeão paralímpico brasileiro. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – No dia 8 de janeiro de 1995, nascia em Uberlândia Rafael Vansolin. Naquela data, começava uma típica relação duradoura entre um cidadão e a sua cidade. Enquanto a vida lhe reservava um futuro brilhante pela frente, o bebê enfrentava seus primeiros desafios.

Diagnosticado com mielomeningocele e hidrocefalia, Rafael Vansolin sofria com os transtornos que afetavam o desenvolvimento de suas pernas. Posteriormente, ele seria refém de outro problema, a obesidade. Diante disso, se exercitava com freqüência em uma academia. Era o início de um repertório repleto de sucesso.

Até que um dia o uberlandense foi convidado a participar dos treinamentos de halterofilismo. A modalidade, compreendida no âmbito olímpico, consiste num levantamento de peso, utilizando força, explosão, técnica, coordenação e equilíbrio.

Desde então, Rafael Vansolin transformou o esporte em uma história de superação. Após se tornar tricampeão mineiro júnior e faturar a medalha de bronze no Parapan de Jovens em Buenos Aires, ele embarcou para Dubai, nos Emirados Árabes, onde disputou o Mundial Paralímpico de Halterofilismo.

Nesta segunda-feira, 7, o paratleta subiu no lugar mais alto do pódio ao levantar 112kg, se tornando campeão na categoria até 72kg e entrando para a história do esporte sendo o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha internacional na modalidade. A delegação retorna a Uberlândia no próximo domingo, 13.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: