Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Diversos órgãos municipais são integrados no CIAC

qua, 3 de junho de 2020 01:58

Da Redação

CIAC deve iniciar atendimentos oficiais neste mês de junho

CIAC deve iniciar atendimentos oficiais neste mês de junho

O Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) já é uma realidade notória e viável para a comunidade araguarina. O prédio situado em frente à praça Getúlio Vargas no centro da cidade, se trata de um novo modelo de atendimento apresentado pelo secretário de Planejamento, Marlos Fernandes, que se inspirou nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) espalhadas por todo estado.

A unidade reúne em um só lugar órgãos como o Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Junta de Serviço Militar, a Secretaria de Planejamento e Habitação, o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), a Receita Federal e a Unidade local da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG).

Em entrevista à reportagem da Gazeta do Triângulo, o secretário de Planejamento disse que todas as adequações do prédio estão quase concluídas. Segundo ele, esta foi uma obra com dificuldades, uma vez que, toda a elaboração da reforma ficou na responsabilidade do proprietário do prédio, um fator considerável para o atraso do cronograma. Ele ainda disse que vários dos órgãos integradores já se instalaram na unidade, tais como: a Ouvidoria, a Subsecretaria de Habitação, o Procon, a Junta Militar, a JUCEMG e a própria Secretaria de Planejamento, esta localizada no andar superior, fazendo toda a gestão do centro.

De acordo com Marlos Fernandes, o Sine está em processo final de instalação e já usa o espaço através dos arquivos, além da sala multiuso para implementar entrevistas e seleção de pessoal para as empresas interessadas. “Estamos aguardando agora parceiros como a Receita Federal, que precisa finalizar neste mês o cabeamento para concluir a mudança, além do IBGE que, em razão da pandemia está em modo home office, mas também estão providenciando a realocação. Então a atividade cumpriu-se muito bem. Estamos em ritmo final para que tudo possa acontecer no mês de junho”, declarou.

Um galpão foi construído, ao fundo da unidade, exclusivamente para agilizar e direcionar os atendimentos.

Um galpão foi construído, ao fundo da unidade, exclusivamente para agilizar e direcionar os atendimentos.

Conforme o secretário, o objetivo do CIAC é facilitar a vida do cidadão araguarino, ao oferecer um único espaço onde todos poderão resolver diversas demandas. A integração dos órgãos também proporcionará uma economia significativa aos cofres do município, ao economizar nos gastos com aluguel das demais unidades, os quais também precisavam passar por melhorias para atender o público adequadamente.

Além da disposição dos departamentos do poder Executivo no térreo do prédio principal, ao fundo do espaço foi construída uma espaçosa sala que irá abrigar em torno de 16 guichês para atendimento e redirecionamento do público. Agora, o valor aproximado de R$ 16 mil será investido apropriadamente em um único lugar, que viabilizará o atendimento ao cidadão.

 

1 Comentário

  1. Cláudio disse:

    E porque agora com tantos deputados não reivindicar uma unidade de atendimento integrado (UAI).

Deixe seu comentário: