Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Contrato de suspensão das atividades dos estagiários se encerra na próxima semana

qui, 28 de maio de 2020 01:37

Da Redação             

 

Distanciamento social não permite realização de novo processo seletivo para contratação de estagiários.

Distanciamento social não permite realização de novo processo seletivo para contratação de estagiários.

Com a bolsa de estágio suspensa há quase dois meses, os estagiários da prefeitura aguardam um novo posicionamento sobre a volta ou não às atividades. A suspensão das bolsas destes jovens, que prestavam serviços em módulo de aprendizado em vários setores do município, aconteceu diante da situação de emergência em saúde pública devido a pandemia da Covid-19.

A justificativa para tal decisão ocorreu mediante a queda na arrecadação da prefeitura, e por outro lado, pelo aumento de gastos com a saúde. Segundo informações do secretário de Administração, Carlos de Lima Barbosa, logo no início do cenário de pandemia no município, foram realizadas contratações emergenciais de técnicos de enfermagem, enfermeiros, a chamada de médicos através de um processo seletivo que já estava em aberto, além da aquisição de insumos como máscaras, luvas, álcool em gel, entre outros produtos básicos de higiene.

Esta foi apenas uma das medidas executadas pelo município, tais como a redução de valores dos cargos de confiança, revezamento de funcionários presenciais ou em home office. Consequentemente, com a readequação na carga horária, os funcionários sofreram com os ajustes salariais, perdendo direito a bônus por produtividade e horas extras, por enquanto. Carlos de Lima Barbosa também se mostrou preocupado com a próxima folha de pagamento, tendo em vista que não é possível atrasar o salário dos servidores, sobretudo daqueles que trabalham na linha de frente, sob o risco de suspenderem suas atividades.

Sobre o vencimento do período estabelecido perante o ofício 0253/2020, o secretário afirmou que realmente o prazo de suspensão das bolsas se encerra no dia 3 de junho, próxima quarta-feira, contudo, a decisão final depende do posicionamento do prefeito Marcos Coelho de Carvalho, que será debatido em uma reunião ainda nesta semana. “A situação do município não está boa, a arrecadação teve uma queda muito grande, mas será feito um estudo de como está o fluxo de caixa para deliberar. Entendemos a importância deles, são muito úteis, só estamos buscando esse equilíbrio para darmos conta de pagá-los”, explicou.

Em entrevista, o vice-presidente do Legislativo, vereador Warley Maravilha, disse que foi procurado por alguns estagiários no intuito de buscar apoio pela causa, momento em que todas as demandas foram apresentadas, inclusive ao departamento jurídico da prefeitura. O edil contou que, na ocasião, a orientação passada foi de que existe sim a perspectiva de retorno das atividades dos estagiários, “haja visto que, como não pode haver aglomerações, bem como, a realização de um novo processo seletivo, o contrato pode sim ser estendido”, informou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: