Sábado, 09 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Notificações relacionadas ao coronavírus continuam aumentando em Araguari e região

qua, 6 de maio de 2020 20:36

Da Redação

Para o diagnóstico de pacientes infectados pelo coronavírus, secretaria de Saúde faz credenciamento de empresa que disponibilizará novos exames

- As medidas de isolamento social são, de fato, aliadas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus

As medidas de isolamento social são, de fato, aliadas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus

 

Analisando os dados relacionados à covid-19 notificados em Minas Gerais, o que se percebe nas últimas semanas é o ritmo acelerado de novos infectados principiante no interior do Estado. Atualmente, são 2.452 confirmações de infecção pelo coronavírus e 94 mortes. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicado nesta terça-feira, 5, mostra ainda que há 89.602 casos por suspeita da doença e outros 94 óbitos em investigação no estado.

Belo Horizonte continua sendo a cidade com maior concentração de casos da covid-19 em Minas, tendo 22 óbitos e 829 pessoas infectadas. Juiz de Fora está em segundo com 217 infectados e seis mortos.  No Triângulo Mineiro, Uberlândia é a segunda com maior número de casos, tendo oito mortes e 134 pessoas com a doença confirmada. Araguari também está entre as cidades que possuem pacientes infectados pelo vírus.

Segundo o informe epidemiológico estadual são 676 notificações e 647 suspeitas, por sua vez, o município registrou 721 suspeitas e houve a confirmação de 12 casos, sendo que três seguem em tratamento, oito pacientes se recuperaram e um veio a óbito. O exame realizado em outros nove pacientes que vieram à óbito nas últimas semanas apontou para resultado negativo para a doença. Além disso, 112 pacientes estão sendo monitorados.

O secretário de Saúde Guilherme Afonso ressaltou ainda que estão sendo realizados na cidade tanto os testes rápidos que foram recebidos pelo município em meados de março, quanto o pcr/swab que detecta a covid-19. “Adquirimos cinco mil testes e a entrega é feita de forma gradativa. Atualmente no município temos 300 testes rápidos em média, considerando aqueles que foram recebidos pelo fornecedor e o que foi repassado pelo Estado. Testamos boa parte dos pacientes que se incluíam no protocolo para testes rápidos, além do pcr/swab que é realizado na internação com resultado em dois dias com laboratório conveniado no município, agora vamos contratar mais três mil exames pcr/swab para fazer em todos os pacientes da rede e não apenas nos hospitais. Assim, quem solicitar o exame, vamos fazer a coleta de amostra e descentralizar esse exame para detectar aqueles que possuem a doença, ” explicou Guilherme Afonso.

Nesta terça-feira, a prefeitura divulgou o novo edital de credenciamento nº. 002/2020 visando a contratação de pessoa jurídica especializada na área de saúde para a prestação de serviços de exames laboratoriais. Os interessados devem encaminhar a documentação pertinente ao departamento administrativo de Licitações da secretaria de Saúde, situado à rua Doutor Afrânio n. º 163, a partir desta quarta-feira, 6.

Na região, Uberaba também se destaca pelo número de confirmações, tendo registrado 54 casos e quatro óbitos motivados pelo coronavírus. Além das mortes e casos confirmados, as internações por síndrome respiratória aguda grave cresceram 472%, no Estado, nas 18 semanas de 2020 se comparadas ao mesmo período de 2019. A SES-MG também informou que o isolamento tem diminuído, enquanto a mobilidade aumenta em Minas. Diante disso, a pasta reforça que o distanciamento precisa ser mantido, inclusive, no Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo, 10. Conforme ressaltou o secretário da pasta, Carlos Eduardo Amaral, apesar de muita gente querer sair de casa para visitar a família, ainda não é a hora de realizar esses encontros. “Não podemos tornar um momento feliz em infeliz no futuro. A mãe mais feliz é a que sabe que o filho e ela não pegaram a covid-19 devido a uma comemoração. Vamos dar os parabéns para nossas mães à distância, comemorar mantendo o distanciamento,” finalizou.

No país, o total de casos é de 110.156 e as mortes somam 7.485. Desde o início da pandemia no Brasil, a região Sudeste é a detentora do maior número de casos confirmados, com 49.481 pacientes diagnosticados. Em seguida estão o Nordeste, com 33.598 casos; o Norte, com 15.662; Sul, 5.792; e Centro-Oeste, 3.247.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: