Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari passa a figurar entre as cidades mineiras que possuem óbitos relacionados à covid-19

ter, 28 de abril de 2020 11:38

Da Redação

Os dados informativos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mostram que 58,6% dos pacientes com a covid-19 que foram internados em Unidades Individuais de Terapia Intensiva (UTI) receberam alta no estado. Apesar disso, a doença se mostra agressiva e o número de mortes continua a subir, ainda que em ritmo menos acelerado do que o de outros estados. É o que mostra o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 27. O número de mortes em investigação subiu para 98 e até o momento, 62 foram confirmados.

Casos relacionados à COVID-19 continuam aumentando gradativamente em toda a região

Casos relacionados à COVID-19 continuam aumentando gradativamente em toda a região

 

O Estado chegou a 1.586 casos confirmados e 78.667 casos suspeitos. O informe epidemiológico destaca a capital, Belo Horizonte, como a cidade com maior número de casos e mortes, totalizando 559 confirmações de coronavírus e 11 óbitos. Uma morte ocorrida no Triângulo Mineiro também foi acrescentada ao boletim estadual. A reportagem apurou que se trata de uma mulher de 66 anos, residente em Araguari e que estava internada na Santa Casa de Misericórdia.  A secretaria municipal de Saúde informou ainda que o óbito aconteceu na tarde de sábado, 25 e a paciente possuía comorbidades.

O informe epidemiológico mostra ainda que o município possui 599 notificações relacionadas à doença e 573 suspeitas. O número de casos confirmados caiu para seis, diferente do último boletim municipal onde constam nove pacientes diagnosticados com a covid-19. Diante do cenário, a secretaria de Saúde chama a atenção da população para a continuidade do isolamento social mesmo diante da sua flexibilização devido à abertura de estabelecimentos comerciais, além dos cuidados com higiene pessoal, bem como, o uso de máscaras de proteção em locais de acesso ao público, estabelecimentos do comércio em geral e de prestação de serviços.

- O número de confirmações caiu para seis, diferente do último boletim municipal onde constavam nove pacientes com covid-19

– O número de confirmações caiu para seis, diferente do último boletim municipal onde constavam nove pacientes com covid-19

 

Além de Belo Horizonte e Araguari, outros municípios mineiros como Uberlândia e Uberaba também registraram mortes, tendo sido contabilizados sete e três, respectivamente. Juiz de Fora, por sua vez, contabiliza 119 casos confirmados e três óbitos, Nova Lima está logo em seguida com 53 pacientes em tratamento.  A maioria dos pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus são homens: 32 dos 62 pacientes. E idosos: 49 deles têm mais de 60 anos e 13 têm menos. Além disso, 85% dos óbitos ocorreram em pacientes com fatores de risco, principalmente hipertensão, diabetes e cardiopatia.

Dentre os principais fatores de risco registrados pela SES estão: pneumopatia, doença renal, transtornos mentais, doença neurológica, tabagismo, neoplasia, hipotireoidismo e doença genitourinária. Quanto ao cenário nacional, o Brasil contabiliza 4.205 óbitos pela covid-19 e 61.888 contágios. Enquanto isso, os casos do novo coronavírus no mundo se aproximam dos três milhões. Até a manhã desta segunda-feira, a Universidade Johns Hopkins, nos EUA, computava 2.982.933 pessoas infectadas e 206.811 mortes em razão da covid-19.  Os números oficiais foram divulgados em um mapa interativo da instituição e quase um terço de todas as confirmações de casos de coronavírus do mundo está nos Estados Unidos. O país tem cerca de 972 mil confirmações e ao menos 55 mil mortes. Espanha (mais de 200 mil) e Itália (quase 200 mil) fecham o ranking dos três países mais afetados. O Brasil aparece na 11ª colocação, com mais de 60 mil casos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: