Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Estudantes da zona rural retornaram às aulas nesta quinta-feira

sex, 13 de março de 2020 05:08

Da Redação

Para atingir a frota ideal de veículos para o transporte escolar, o credenciamento continua à disposição dos interessados

Na manhã desta quinta-feira, 12, os Centros Educacionais Municipais situados na zona rural de Araguari abriram suas portas para receber os alunos após a suspensão das atividades escolares, que ocorreu no dia 17 de fevereiro. Entretanto, os problemas relacionados ao transporte escolar persistem. Conforme apurou a reportagem, alguns estudantes não conseguiram participar das aulas devido à falta do serviço.

Cadastro para motoristas de vans ficará aberto durante todo ano e quem se interessar, pode fazer sua inscrição

Cadastro para motoristas de vans ficará aberto durante todo ano e quem se interessar, pode fazer sua inscrição

 

Os pais relataram que nenhuma van buscou os alunos que residem em fazendas na região da Bucaina e deveriam frequentar as aulas na escola situada em Amanhece, por exemplo. Em entrevista, a secretária de Educação Cristiane Nery afirmou que, para a prestação de serviços de transporte de alunos que residem na zona rural, zona urbana e professores que prestam serviços nas unidades educacionais da zona rural do município, foram celebrados 71 contratos, para 71 rotas.

“Após o último sorteio que aconteceu no dia 10, restaram nove rotas sem veículos credenciados. Uma delas foi retirada devido à ausência de alunos e outras quatro se encontram em processo de credenciamento, restando apenas a conferência dos documentos e a assinatura dos contratos. Diante disso, nesta quinta-feira, as vans contratadas percorreram várias rotas, contudo, não conseguiram alcançar toda a demanda, tendo alguns permanecido sem transporte.”

Quanto às quatro últimas rotas que ainda não receberam interessados para o credenciamento, a secretaria de Educação disponibilizou veículos próprios para atender à demanda. Ainda conforme ressaltou Cristiane Nery, mais de 90% do serviço está em andamento. Para atingir a frota ideal, o credenciamento continua à disposição dos interessados, uma vez que o cadastro para motoristas de vans ficará aberto durante todo ano para quem desejar se inscrever. Basta encaminhar sua documentação ao departamento de Licitações e Contratos.

Aqueles que não forem sorteados para as rotas de preferência, também podem participar dos sorteios seguintes. No momento em que o resultado for satisfatório, o profissional poderá assinar o contrato com a prefeitura. Neste novo modelo de contratação, serão atendidos 1.300 alunos residentes na zona rural, 200 da zona urbana inseridos em programas específicos ou portadores de necessidades especiais, além de 200 professores que prestam serviços nas unidades de ensino da zona rural.

A secretaria de Educação informou ainda que está organizando também o calendário letivo. Para repor as aulas em atraso, as equipes de inspeção da secretaria e diretores das escolas estão discutindo a melhor forma de oferecer as atividades sem prejuízos aos alunos. Por enquanto, a informação repassada pela secretária é de que será utilizada uma semana de outubro, uma de julho e três ou quatro sábados. Além disso, para garantir o transporte escolar e a segurança dos motoristas, alunos e professores transportados até as unidades de ensino, a secretaria de Educação solicitou o apoio da secretaria de Obras, visando promover a recuperação das estradas vicinais que compõe as rotas do transporte escolar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: