Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Número de acidentes de trânsito aumentou nos últimos dias

sex, 31 de janeiro de 2020 05:12

Da Redação

Nesta semana, os munícipes que transitavam por algumas vias da cidade puderam presenciar alguns dos vários acidentes de trânsito que acontecem frequentemente. A praça Prefeito Elmiro Barbosa, avenida Mato Grosso e o cruzamento da avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo foram os palcos das últimas tragédias.

Bombeiros atenderam ocorrência de acidente de trânsito entre a avenida Teodolino Pereira de Araújo e a rua Joaquim Modesto

Bombeiros atenderam ocorrência de acidente de trânsito entre a avenida Teodolino Pereira de Araújo e a rua Joaquim Modesto

Tais acontecimentos poderiam facilmente ser evitados se as regras básicas de trânsito fossem seguidas à risca. Segundo a assessora da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Araguari, Adriana Campos, a principal causa de acidentes no trânsito é o uso do aparelho celular durante a direção.

“Uma pessoa que esteja dirigindo e de “uma olhadinha” no celular para verificar uma mensagem que chegou, deixa de prestar atenção ao trânsito e bate no carro da frente, ou passa em um buraco, que são muitos nessa época de chuvas, ou atropela um cachorro que estava ali na rua e causa um acidente. Em resumo, a imprudência causa uma desatenção que leva ao acidente”, declarou.

A militar do Corpo de Bombeiros não ignora a possibilidade de problemas mecânicos, bem como, um pneu furado ou freio que não esteja em perfeito estado. Contudo, lembrou que todas essas questões, entre outras, podem ser prevenidas através da manutenção correta do veículo.

“A melhor maneira que se tem de prevenir um acidente é a atenção e o respeito às leis de trânsito. Não acelerar o carro no sinal amarelo, trafegar na velocidade da via, obedecer à marcação das ruas, seja no PARE ou dando a preferência, quando indicado”, finalizou a assessora.

Em complemento, o cabo Arlindo, do 53º Batalhão da Polícia Militar de Araguari, afirmou que a maioria dos condutores que se encontra nas ruas atualmente não possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que também é um grave problema no trânsito, uma vez que, além de não possuir a licença para dirigir, essas pessoas não receberam as instruções adequadas e necessárias para a prática.

O militar ainda acrescentou o caso dos condutores de motocicletas. Atualmente, muitos deles posicionam o aparelho celular dentro do capacete para conversar em uma ligação enquanto dirigem, tirando a atenção dos mesmos ao trânsito. “Realmente a maior causa é a falta de atenção do cidadão. Porque, se respeitasse o trânsito, as placas de sinalização, o semáforo, usasse o cinto de segurança, não falasse ao celular enquanto dirige, ou conduz a moto, muitos acidentes poderiam ser evitados.”

1 Comentário

  1. José Luiz disse:

    Além do uso do celular, ainda encontramos na ruas de araguari uma sinalizaçao precária, algumas mudaças feitas pela secretaria de transito também sao causas de acidentes,

Deixe seu comentário: