Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Santa Casa firma parceria em prol do Abrigo Cristo Rei

sex, 17 de janeiro de 2020 05:00

Da Redação

Para a promoção de um projeto filantrópico de extensão, a Santa Casa da Misericórdia de Araguari, firmou parceria com o Ministério Público visando auxílio ao Abrigo Cristo Rei. A união irá oferecer assistência médica aos internos da entidade por uma a duas vezes na semana.

Atualmente, o Abrigo Cristo Rei conta tem aproximadamente 40 internos

Atualmente, o Abrigo Cristo Rei conta tem aproximadamente 40 internos

 

Há tempos o Abrigo Cristo Rei pede ajuda à comunidade araguarina para fazer a manutenção da entidade, uma vez que vive à base de doações. Enxergando tal situação, principalmente no que se refere ao bem-estar dos idosos, a Santa Casa da Misericórdia propôs essa parceria.

Segundo o coordenador da clínica médica da Santa Casa, Samuel Ribeiro Dias, o hospital percebeu a fragilidade do abrigo e, através dos programas de residência da clínica médica, irá promover uma oportunidade de interação de aprendizado e serviço. A intenção é que, ao mesmo tempo em que esses residentes estarão prestando assistência aos pacientes que são idosos e frágeis, eles aprendam a lidar com essa faixa etária.

“Percebemos essa necessidade pela própria internação desses pacientes no hospital, por isso, achamos que seria a hora de fazermos essa interação”.

Samuel Dias afirmou que os profissionais da Santa Casa trabalham com o conceito chamado ‘idoso frágil’, ou seja, um idoso com idade superior a 85 anos, que possui mais de quatro doenças, toma mais do que cinco tipos de remédio e apresenta dependência em atividades de rotina. O coordenador também afirmou que 100% dos internos do abrigo se encaixam nas características do ‘idoso frágil’ e, com uma equipe de oito médicos, farão a assistência aos 40 internos do Abrigo Cristo Rei.

“Estamos na primeira semana do atendimento. A proposta inicial é fazer duas tardes na semana até conhecermos esses idosos fazendo uma triagem e a partir daí, sistematicamente, estaremos pelo menos uma tarde por semana prestando assistência”, explicou o coordenador.

A assistente social do Abrigo Cristo Rei, Simone Rezende, disse ter ficado surpresa quando foi chamada ao Ministério Público e se deparou com a situação apresentada pelo Promotor do caso e a coordenação da Santa Casa da Misericórdia. Ela contou que a ajuda chegou em boa hora, pois, a entidade se viu obrigada a reduzir o quadro de funcionários de 32 para 19 empregados. O corte se fez necessário para não fechar as portas da instituição e dar continuidade aos serviços mesmo com dificuldades.

Na oportunidade, Dayane, enfermeira padrão responsável pelo Abrigo Cristo Rei, ressaltou a importância dessa parceria, uma vez que os idosos precisam de um atendimento próximo e contínuo. “De nada valeria um atendimento primário sem continuidade. Agora, com essa parceria, os médicos conseguirão dar sequência ao trabalho e com isso, vamos evitar o número de óbitos e de internação.”

A enfermeira ainda aproveitou o momento para informar sobre os gastos com auto lancetas, seringas de insulina, fitas de glicemia e luvas de procedimento. Os materiais usados em internos com diabetes são aqueles que mais carecem de doação na entidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: