Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Resgates estão entre as principais ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros

sex, 3 de janeiro de 2020 05:32

Da Redação

Dias de folga e festividades para alguns podem resultar em tragédias e trabalho dobrado em algumas profissões. As celebrações de fim de ano marcando também o início de uma nova década foram palco de momentos difíceis na última semana. Conforme as ocorrências atendidas pela 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Araguari, nos últimos dias houve o registro de dois boletins de resgate, sendo um de afogamento e outro de socorro a um equino.

Os militares foram acionados para um atendimento na rua Marechal Deodoro, na zona rural de Indianópolis, na saída para Nova Ponte. De acordo com o solicitante, havia um possível afogamento na represa localizada próxima a Indianópolis, relatando que o fato teria acontecido por volta das 13h daquele dia.

Enxurradas causaram estragos em algumas residências

Enxurradas causaram estragos em algumas residências

Chegando ao local do resgate, a equipe responsável iniciou os trabalhos de levantamento de dados acerca da confirmação, localização e identificação da suposta vítima. Ao se depararem com o solicitante, este corrigiu o horário do possível afogamento, relatando ter acontecido por volta das 16h e não às 13h, como informado anteriormente.

Segundo informações do solicitante da ocorrência, os amigos da vítima, Vicente Batista de Oliveira, de 55 anos, relataram que o homem iria atravessar a represa a nado, mas submergiu antes de chegar à margem do lado oposto. Uma equipe especializada do Corpo de Bombeiros, composta por quatro mergulhadores fez um mergulho em apneia na represa em busca da vítima. Contudo, devido ao horário avançado e a turbulência da água, os trabalhos tiveram que ser encerrados. As buscas foram retomadas na manhã desta quinta-feira, 2, logrando êxito na localização do corpo, no período da tarde.

Outro resgate também aconteceu recentemente. Este, de um equino caído em uma fossa de 3,5 metros no assentamento do bairro São Sebastião. Uma equipe do Corpo de Bombeiros se direcionou até o local utilizando uma técnica feita a partir da colocação de um cabresto na cabeça do animal, visando guiar os movimentos dele, além de impedir o afogamento. Com a lei do empuxo, o animal sobe junto com a água, boiando, saindo naturalmente ao atingir a superfície. Na ocasião foi utilizado um caminhão pipa com capacidade para 16 mil litros de água, usando apenas um terço da quantidade. O animal foi retirado com sucesso e entregue ao tutor.

Neste primeiro dia de 2020, os bombeiros também foram acionados em atendimento a diversas ocorrências de enchentes causadas pela chuva forte que atingiu a cidade ao anoitecer. De acordo com os registros, na avenida das Codornas, bairro Bosque, um morador acionou os militares, pois o muro que separa os quintais se rompeu, descendo uma grande quantidade de água que invadiu a residência. No local, foi constatado que a água chegou a aproximadamente 40 centímetros de altura em alguns pontos da residência. Foi preciso que o morador quebrasse parte do muro para que a água escoasse, entretanto, não foram encontrados outros danos à estrutura da propriedade. O morador ainda relatou que o problema é recorrente e chuva sempre traz transtornos devido à inundação naquela região.

Em outra residência no mesmo endereço, os moradores estavam bastante assustados, pois a forte enxurrada derrubou parte do muro da residência. O ocorrido danificou uma máquina de lavar roupas e um colchão de solteiro. Não foi encontrado nenhum outro dano estrutural e a moradora também alegou que o problema é antigo, pois sempre que chove a água não escoa nas galerias e invade as casas daquela região.

Na rotatória situada entre as avenidas Bahia e Coronel Theodolino Pereira de Araújo, um homem se encontrava ilhado dentro do veículo ao tentar passar pela enxurrada. Uma equipe do Corpo de Bombeiros enviou o automóvel até o posto de combustível próximo ao local, liberando a via e colocando o condutor em segurança.

Por último, uma vítima do sexo masculino realizava a poda de um abacateiro enquanto caiu de uma altura de aproximadamente cinco metros. O senhor de 76 anos de idade, foi encontrado caído, porém, consciente, orientado, com sudorese e se queixando de dor na coluna. O homem foi imobilizado e levado à Unidade de Pronto Atendimento (Upa).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: