Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Militares iniciam operação Pré-Natalina

qua, 6 de novembro de 2019 05:33

Da Redação

Vitrines decoradas, ofertas estampadas nas portas das lojas e pessoas em busca de presentes para a família e amigos. O clima festivo de fim de ano chegou e com ele o fluxo intenso nas vias comerciais da cidade. No intuito de garantir a segurança da comunidade em uma época propícia a assaltos e delitos semelhantes, o 53º Batalhão de Polícia Militar, lançou nesta terça-feira, 5, a operação Pré-Natalina.

Policiais militares se dirigiram aos principais pontos comerciais da cidade para execução da Operação

Policiais militares se dirigiram aos principais pontos comerciais da cidade para execução da Operação

 

Inovada pelos militares da companhia araguarina, a ação concentrou os policiais militares na praça Manoel Bonito na tarde de ontem, onde eles receberam as devidas instruções e se deslocaram para os locais indicados. A atividade acontece anualmente e, em 2019, foi adiantada no intuito de intensificar a segurança nos comércios.

De acordo com o tenente Washington Rosa, da Polícia Militar, este reforço costumeiro da PM, é uma ação continuada entre o período de novembro de 2019 até o final do mês de janeiro de 2020. “Neste primeiro dia houve o lançamento da Operação. É quando os policiais se reúnem e recebem as instruções principais e necessárias para dar andamento aos trabalhos.”

O tenente também informou que a operação Pré-Natalina acontece em parceria com o presídio do município, de maneira que 53º BPM recebeu uma lista com os nomes dos presos que receberão o indulto de Natal – a saída temporária de alguns detentos que poderão passar as festas em casa. A partir desta relação, será possível o monitoramento destes prisioneiros que estão em liberdade momentânea para que não pratiquem novos delitos.

Em virtude da demanda, alguns militares do setor administrativo foram realocados com o objetivo de aumentar o efetivo e proporcionar mais segurança nas ruas. Inicialmente a operação visa se concentrar na região central e nas proximidades da avenida Senador Melo Viana, situada no bairro Goiás, local que também abrange uma quantidade significativa de comércios.

Os locais são definidos a partir de uma referência à estatística criminal monitorada através da Incursão em Zona Quente de Criminalidade (ZQC), empregando o policiamento em locais denominados como “manchas criminais”. Cientes dos locais de ocupação, as equipes farão a cobertura de determinados pontos por meio de rodízios.

Prisão

Um jovem de 19 anos foi preso pela Polícia Militar na tarde de ontem. A PM realizou a prisão após verificar os comentários feitos em uma rede social na transmissão de uma entrevista concedida pelos militares a um portal online da imprensa araguarina.

Durante a reportagem que informava sobre a operação Pré-Natalina, o rapaz proferiu palavras de baixo calão contra a PM. Logo em seguida, os militares rastrearam o comentário e o rapaz foi localizado e apreendido no local de trabalho. Ele disse estar arrependido. “Foi por ‘bobeira’, mas eu peço desculpa a eles.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: