Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Imepac AbertaMENTE: projeto social atende público LGBT+

ter, 15 de outubro de 2019 05:23

Com Assessoria

Nos últimos anos o Ministério da Saúde tem buscado implementar políticas públicas de saúde destinadas a garantir o direito e o acesso à saúde da população LGBT+, de forma humanizada e integral, com o intuito de promover ações de enfrentamento das desigualdades em saúde.

De acordo com dados do Movimento LGBT+ do município, não é possível estipular um número exato de pessoas deste público em Araguari. No entanto, há cinco anos foi realizado um levantamento informal que indicou uma população de aproximadamente 100 pessoas. O Movimento ainda afirma que existem lacunas no serviço de saúde, com deficiências para atender especificidades da população LGBT+.

O Projeto AbertaMENTE foi desenvolvido em 2017 por alunos do 8º período do curso de medicina do Imepac, sob a orientação da médica e professora Marislene Pulsena da Cunha Nunes sendo voltado para a atenção à saúde da comunidade LGBT+, com atendimentos gratuitos que acontecem quinzenalmente às quartas-feiras, no Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader.

Os principais objetivos do Projeto AbertaMENTE são:

•         Proporcionar acesso integral, humanizado e gratuito aos serviços de saúde para a população LGBT+ em Araguari;

•         Promover fóruns de discussão e treinamento para os profissionais de saúde atuantes na Atenção Primária de Araguari, sobre a assistência integral à população LGBT+;

•         Capacitar profissionais e estudantes da área da saúde na abordagem ao público LGBT+.

Dessa forma, o projeto desenvolvido e mantido pelo Imepac possui grande importância na luta pela consolidação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no SUS municipal, proporcionando melhor assistência à saúde desta população.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: